Procedimento: Reduz o tamanho das mamas grandes.
Duração: 3 a 4 horas
Anestesia: Geral ou peridural com sedação.
Internação: Geralmente 24 horas.
Riscos e Complicações: Inchaço, sangramento e hematomas (raro). Sensibilidade alterada dos mamilos. Cicatrização demorada ou inadequada principalmente nos fumantes. Infecção (rara).
Recuperação: Volta ao trabalho: 2 a 3 semanas. Esporte ou atividade mais estrênua: 4 semanas. Deve-se evitar a exposição solar por vários meses.
Durabilidade do Resultado: Variável. O efeito da gravidade, a gestação, a mudança de peso e o tempo podem causar flacidez mamária e, então, poderia beneficiar de uma Mastopexia (com ou sem implantes).
As mulheres com mamas grandes e pesadas podem sofrer uma variedade de problemas médicos causados pelo peso excessivo: dor na coluna e no pescoço, irritação da pele, deformidades do esqueleto, até problemas respiratórios. As alças de sutiã podem deixar marcas nos ombros. As mamas grandes podem deixar uma mulher ou uma menina adolescente extremamente tímida e constrangida.
A redução mamária, tecnicamente conhecida como Mamoplastia Redutora, remove tecido glandular, gorduroso, e pele das Mamas, deixando-as menores, mais leves e mais firmes. Também pode reduzir o tamanho da aréola.
Se você estiver considerando a redução das Mamas, isto lhe dará uma compreensão básica do procedimento, como é executado, e qual resultado pode esperar.
As Melhores Candidatas para Mamoplastia Redutora
A redução mamária é normalmente executada para alívio físico mais do que para melhoria simplesmente cosmética. A maioria das mulheres que procuram a cirurgia está preocupada com mamas muito grandes e caídas que restringem
suas atividades e as causam desconforto físico. (Figura 1)
Na maioria dos casos, a redução mamária não é executada até que as mamas de uma mulher sejam desenvolvidas completamente; porém, pode ser feita mais cedo se estivessem causando desconforto físico sério e/ou emocional.
As melhores candidatas são mulheres adultas e adolescentes que são bastante maduras para entender o procedimento completamente, saudáveis, não fumantes, psicologicamente estáveis, realistas em suas expectativas, e que tem as queixas acima mencionadas.
A redução mamária não é contraindicada para mulheres que pretendem amamentar.
Custo da Cirurgia
O custo da cirurgia inclui:
- Exames e avaliações pré-cirúrgicos.
- O custo da hospitalização e utilização do centro cirúrgico.
- A remuneração da Equipe Cirúrgica: Cirurgião, Anestesista, Auxiliares, Instrumentador(a) e Enfermeiro(a).
- Medicamentos e materiais de curativo pós-cirúrgicos.
A Consulta
Em sua consulta inicial, o cirurgião examina você e avalia cuidadosamente suas mamas e a plasticidade da sua pele. Fotos do tórax e das mamas são tiradas durante a consulta.
Durante a consulta, o cirurgião vai lhe explicar as etapas da cirurgia, o tipo de anestesia que vai ser usada, o lugar onde a cirurgia será executada e os custos envolvidos.
Não deixa de dizer para o seu cirurgião se você está tomando alguns medicamentos especialmente Aspirina ou qualquer anticoagulante, Vitaminas, se você fuma ou usa álcool ou drogas, e se tem alergia medicamentosa. O sucesso e a segurança do seu procedimento dependem muito da sua total franqueza durante a consulta.
Toda paciente e todo médico tem uma visão diferente do tamanho e da forma desejáveis para as mamas. Esteja franca em discutir suas expectativas com o seu cirurgião. Ele estará igualmente franco com você, descrevendo as alternativas que têm e os riscos e limitações de cada uma.
Toda Cirurgia Possui um Grau de Incerteza e Risco
Quando a cirurgia é praticada por um cirurgião plástico qualificado, as complicações são infrequentes e geralmente menores. Apesar de tudo, os indivíduos variam muito em suas anatomias, reações físicas, e capacidade de curar-se; o resultado nunca é completamente previsível.
A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Embora sejam esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível obter resultados ideais com um único procedimento cirúrgico e outra cirurgia pode ser necessária.
Os possíveis riscos da Mamoplastia Redutora incluem:
- Riscos da anestesia
- Hematoma (acumulação de sangue)
- Seroma (acumulação de líquido)
- Alterações da sensibilidade dos mamilos e seios
- Possível inabilidade de amamentar
- Trombose venosa profunda com possíveis consequências cardiorrespiratórias
- Dor que pode persistir
- Infecção
- Má cicatrização das incisões e cicatrizes desfavoráveis
- Assimetria
- Resultado estético abaixo do ideal
- Possibilidade de cirurgia revisional
Não deixe de perguntar ao seu cirurgião qualquer coisa sobre os riscos que você não entendeu.
Você será solicitada(o) a assinar formulários de “consentimento informado” para garantir que compreendeu totalmente os procedimentos aos quais será submetida(o) e quaisquer riscos ou possíveis complicações.
Como se Preparar para a Cirurgia
O seu cirurgião lhe dará instruções específicas sobre como se preparar para a cirurgia, inclusive diretrizes para comer, beber, deixar de fumar e tomar ou evitar certos medicamentos e vitaminas.
Se você fuma, começa a planejar para parar por pelo menos duas semanas antes da cirurgia até pelo menos duas semanas depois da cirurgia. Evite uma exposição demasiada ao sol antes da cirurgia e não faça dieta rigorosa, pois ambas podem alterar a capacidade do seu corpo para cicatrizar. Se você for resfriada ou desenvolver sinais de infecção de qualquer tipo, a sua cirurgia vai provavelmente ser adiada.
Ao se preparar para a cirurgia, procure alguém que possa lhe levar para a casa depois da sua cirurgia e a ajude durante alguns dias se precisar.
Onde Sua Cirurgia Será Realizada
A cirurgia de Mamoplastia Redutora é geralmente feita em um hospital ou uma clínica, onde você será internada. A própria cirurgia normalmente leva cerca de 3 a 4 horas, mas pode levar mais tempo em alguns casos. Você terá alta hospitalar no dia seguinte.
Tipos de Anestesia
A cirurgia de Mamoplastia Redutora pode ser executada sob anestesia geral ou anestesia peridural alta com sedação. O(A) anestesista vai recomendar a melhor opção para você. Você será adormecida durante toda a operação.
O Desenvolvimento da Cirurgia
As incisões são planejadas com marcação prévia para delimitar a área de pele, tecido mamário e gorduroso a ser removido como também a posição do mamilo. Essa marcação é geralmente feita no quarto do hospital uma hora antes da cirurgia.
Diferentes técnicas são usadas para a redução mamária, mas o procedimento mais comum envolve uma incisão em volta da aréola, estende-se verticalmente desde a parte inferior da aréola até o sulco mamário e depois horizontalmente seguindo a curva natural do sulco mamário.
O cirurgião remove o excesso do tecido glandular, gordura, e pele, e eposiciona a aréola e o mamilo em sua nova posição (Figura 2). Ele traz então a pele de ambos os lados da mama e ao redor da aréola, moldando o novo contorno da mama. Uma lipoaspiração da axila pode ser usada para remover o excesso de gordura da lateral.
Na maioria dos casos, os mamilos permanecem fixos aos seus vasos sanguíneos e nervos. Porém, se as Mamas são muito grandes ou muito ptosadas (caídas), os mamilos e aréolas podem ter de ser removidos completamente e enxertados em uma posição mais alta. Isto resultará em uma perda da sensação no mamilo e tecido areolar.
As linhas de incisões são suturadas ao redor da aréola, na linha vertical e ao longo do sulco mamário. A forma da cicatriz parece como o formato de uma âncora ou um “O com T invertido”. O tamanho da incisão horizontal varia em extensão dependendo do formato e do tamanho das mamas. (Figuras 3 e 4)
As cicatrizes ao redor da aréola, na linha vertical, e no sulco horizontal são permanentes, mas ficam menos evidentes com o tempo e podem ser escondidas facilmente pela roupa.
Depois da Cirurgia
Ao término da cirurgia, um curativo é feito com gazes e uma bandagem elástica ou sutiã cirúrgico colocado por cima das gazes. Um dreno pode ser colocado em cada mama para drenar fora sangue e fluidos para o primeiro dia ou dois.
O curativo será removido um ou dois dias depois, mas você será instruida a usar o sutiã elástico durante várias semanas para conter o inchaço e dar um apoio às mamas durante a cura. Os pontos de sutura serão removidos dentro de uma a três semanas.
Você poderia sentir uma leve dor nos primeiros dias, isto será controlodo com os medicamentos prescritos. Você também pode experimentar de vez enquanto dores latejantes durante alguns meses. Você pode esperar certa perda ou aumento da sensibilidade em seus mamilos e pele das Mamas, causados pelo inchaço depois da cirurgia. Isto normalmente vai diminuindo durante as próximas seis semanas. Em algumas pacientes, porém, pode durar um ano ou mais, e ocasionalmente pode ser permanente.
Sua primeira menstruação depois da cirurgia pode provocar inchaço e dor nas
mamas.
Voltando ao Normal
Embora você possa levantar-se e andar no dia seguinte, a cirurgia pode ocasionar um desconforto nas mamas durante uma ou duas semanas.
Você deverá evitar atividades físicas estrênuas por três ou quatro semanas e será instruída a evitar atividade sexual por uma ou duas semanas, já que a estimulação sexual pode causar inchaço nas incisões.
Seu cirurgião lhe dará instruções detalhadas para retomar suas atividades normais. A maioria das mulheres pode voltar a trabalhar (se não é muito pesado) e às atividades sociais em aproximadamente duas ou três semanas. Você precisa continuar usando o sutiã cirúrgico por várias semanas.
Resultado
As chances de você ficar feliz com o resultado da Mamoplastia Redutora são excelentes.
A redução das mamas causa uma mudança rápida da imagem do corpo. Além de melhora a sua autoestima, você não sentira mais os incômodos provocados pelas mamas grandes que você tinha.
Seu cirurgião fará todo esforço para deixar suas cicatrizes tão imperceptíveis quanto possível. Ainda, é importante se lembrar de que as cicatrizes resultando da Mamoplastia Redutora são permanentes, mas ficam menos evidentes com o tempo.