Redução da Mama Masculina

Ginecomastoplastia

Procedimento: Reduz o aumento da glândula mamária nos homens por meio de excisão ou aspiração.
Duração: 1 a 2 horas
Anestesia: Geral ou regional com sedação.
Internação: Pode ter alta no mesmo dia ou no dia seguinte.
Riscos e Complicações: Dor leve. Hematoma, Seroma, Inchaço, Infecção (rara), Cicatriz inestética.
Recuperação: Volta ao trabalho: 3 a 7 dias. Esporte ou atividade mais estrênua: 2 a 3 semanas.
Durabilidade do Resultado: Permanente.

A Ginecomastia pode ocorrer em qualquer idade. É uma condição nos homens onde as mamas são aumentadas ou superdesenvolvidas. A causa desta condição pode ser hereditária ou como resultado de alterações hormonais, obesidade ou uso de certos medicamentos e drogas.

A Ginecomastia pode causar desconforto emocional e prejudicar a
autoconfiança. Alguns homens podem até evitar certas atividades físicas e intimidade simplesmente para esconder a sua condição.

A Ginecomastia pode ser unilateral (de um lado) ou bilateral (dos dois lados). Ela é caracterizada pela presença de um ou mais dos seguintes elementos:

-Excesso de pele na região mamária
-Excesso de gordura localizada na região mamária
-Desenvolvimento excessivo de tecido glandular mamário

A Ginecomastoplastia reduz o tamanho das mamas e proporciona um formato masculino.

Se você estiver considerando a Ginecomastoplastia, isto lhe dará uma compreensão básica do procedimento e qual resultado pode esperar.

Os Melhores Candidatos para Ginecomastoplastia

Os melhores candidatos para a Ginecomastoplastia são homens saudáveis, não fumantes, psicologicamente estáveis, realistas em suas expectativas, mas que estão incomodados com a formato e o aumento de suas mamas.

Custo da Cirurgia

O custo da cirurgia inclui:

  • Exames e avaliações pré-cirúrgicos.
  • O custo da hospitalização e utilização do centro cirúrgico.
  • A remuneração da Equipe Cirúrgica: Cirurgião, Anestesista, Auxiliares, Instrumentador(a) e Enfermeiro(a).
  • Medicamentos e materiais de curativo pós-cirúrgicos.

A Consulta

Em sua consulta inicial, o cirurgião examina você e avalia cuidadosamente sua região peitoral e o grau e tipo de Ginecomastia que você tem e a plasticidade da sua pele. Fotos do tórax são tiradas durante a consulta.

Durante a consulta, o cirurgião vai lhe explicar as etapas da cirurgia, o tipo de anestesia que vai ser usada, o lugar onde a cirurgia será executada e os custos envolvidos.

Não deixa de dizer para o seu cirurgião se você está tomando alguns medicamentos especialmente Aspirina ou qualquer anticoagulante, Vitaminas, se você fuma ou usa álcool ou drogas, e se tem alergia medicamentosa. O sucesso e a segurança do seu procedimento dependem muito da sua total franqueza durante a consulta.

Esteja franco em discutindo suas expectativas com o seu cirurgião. Ele estará igualmente franco com você, descrevendo as alternativas que têm e os riscos e limitações de cada uma.

Toda Cirurgia Possui um Grau de Incerteza e Risco

Quando a cirurgia é praticada por um cirurgião plástico qualificado, as complicações são infrequentes e geralmente menores. Apesar de tudo, os indivíduos variam muito em suas anatomias, reações físicas, e capacidade de curar-se; o resultado nunca é completamente previsível.

A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Embora sejam esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível obter resultados ideais com um único procedimento cirúrgico e outra cirurgia pode ser necessária.

Os possíveis riscos da Ginecomastoplastia incluem:

  • Riscos da anestesia
  • Hematoma (acumulação de sangue)
  • Seroma (acumulação de líquido)
  • Alterações da sensibilidade dos mamilos
  • Dor que pode persistir
  • Infecção
  • Má cicatrização das incisões e cicatrizes desfavoráveis
  • Assimetria
  • Resultado estético abaixo do ideal
  • Possibilidade de cirurgia revisional

Como se Preparar para a Cirurgia

O seu cirurgião lhe dará instruções específicas sobre como se preparar para a cirurgia, inclusive diretrizes para comer, beber, deixar de fumar e tomar ou evitar certos medicamentos e vitaminas.

Se você fuma, começa a planejar para parar por pelo menos duas semanas antes da cirurgia até pelo menos duas semanas depois da cirurgia. Evite uma exposição demasiada ao sol antes da cirurgia e não faça dieta rigorosa, pois ambas podem alterar a capacidade do seu corpo para cicatrizar. Se você for resfriado ou desenvolver sinais de infecção de qualquer tipo, a sua cirurgia vai
provavelmente ser adiada.

Ao se preparar para a cirurgia, procure alguém que possa lhe levar para a casa depois da sua cirurgia e o ajude durante alguns dias se precisar.

Onde Sua Cirurgia Será Realizada

A cirurgia de Ginecomastoplastia é geralmente feita em um hospital ou uma clínica, onde você será internado. A própria cirurgia normalmente leva cerca de 2 horas, mas pode levar mais tempo em alguns casos. Você pode ter alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte.

Tipo de Anestesia

A cirurgia de Ginecomastoplastia pode ser executada sob anestesia geral ou regional com sedação. Você será adormecido durante toda a operação.

O Desenvolvimento da Cirurgia

A técnica cirúrgica usada depende do tipo e do grau da sua Ginecomastia.

Quando a Ginecomastia é devida apenas ao excesso de gordura sem ter excesso de pele, uma lipoaspiração da região com cânulas através de pequenas incisões pode resolver o problema. (Figura 1)

Se tiver excesso glândula mamária e/ou excesso de pele, o excesso será retirado mediando uma incisão e excisão deste. (Figura 2)

Em caso de grau avançado de Ginecomastia onde a mama é aumentada de volume e é caída (ptosada), uma mastopexia clássica com levantamento da aréola e mamilo seria necessário. (Figura 3)

Depois da Cirurgia

Você pode ter alta no mesmo dia e será solicitado a usar uma cinta cirúrgica por algumas semanas conforme as diretrizes do seu cirurgião.

Você poderá sentir um pouco de dor ou desconforto nos primeiros dias especialmente quando você movimenta os braços. Seu cirurgião prescreverá medicamentos para aliviar a dor e o desconforto.

Os pontos serão retirados de uma semana a dez dias depois da cirurgia, mas o inchaço no peito pode levar de 3 a 5 semanas para desaparecer.

Voltando ao Normal

Em alguns dias você estaria capaz de voltar ao trabalho, dependendo do tipo de cirurgia realizada e da atividade requisitada no seu trabalho.

Siga os conselhos do seu cirurgião de como e quando começar as atividades físicas. Evitar contatos físicos exagerados. Três ou quatro semanas depois você sentirá que tudo está voltando ao normal.

Resultado

Embora o resultado pode ser percebido logo depois da cirurgia, o resultado final pode levar de 3 a 6 meses.

As chances de você ficar feliz com o resultado são excelentes.

error: Conteúdo protegido