Preenchimento de Pele

Preenchimento Dérmico

Procedimento: Preenche rugas, sulcos e depressões dando uma aparência mais jovem. Aumento o volume dos lábios. Corrige certos defeitos.
Duração: 30 minutos
Anestesia: Local ou tópica
Internação: Ambulatorial se realizado sozinho. Não precisa de internação.
Riscos e Complicações: Dor leve, inchaço, latejamento e queimação temporários.
Recuperação: Um a dois dias
Durabilidade do Resultado: Variável, de 6 a 12 meses

Com o processo de envelhecimento a nossa pele vai ficando cada vez mais ressecada com aparição de rugas e sulcos como rugas labias (código de barra), rugas faciais e sulco nasogeniano (bigôde chinês). Algumas estruturas ósseas faciais diminue de volume com consequente diminuição da projeção de certas áreas como a região malar (maças do rosto). De outro lado, certos acidentes e cicatrizes causam depressões no contorno corporal. Estes fatores quebram a harmonização facial e corporal. As falhas que causam rugas, sulcos e depressões necessitam de serem preenchidos para ganhar de novo o seu aspecto original e mais jovem.

Existem vários tipos de substâncias preenchedoras que diferem na sua composição química, consistência e longevidade. Preenchedores mais suaves são usados para as finas rugas, outros mais consistentes são usados para aumentar o volume dos lábios e tratar o sulco nasogeniano, enquanto preenchedores mais resistentes são usados para realçar as maçãs do rosto.

O preenchimento dérmico com estas substâncias pode ser realizado no consultório médico, tem resultado imediato e apresenta riscos e efeitos colaterais relativamente mínimos.

Tipos de Substâncias Preenchedoras

Existem vários tipos de substâncias preenchedoras, as mais comuns são:

Ácido Hialurônico (Restylane®, Perlane®, Teosyal®, Teoxane®)

O Ácido Hialurônico (AH) é uma substância natural encontrada no corpo. Altas concentrações são encontradas na pele, tecidos moles, articulações e fluidos corporais. A principal função do AH é a hidratação dos tecidos.

Embora possa ser extraido do cordão umbilical e da crista do galo para fins comerciais, atualmente o ácido hialurônico disponível comercialmente é suprido pelo processo de fermentação bacteriana das bactérias da cepa Streptococcus. O AH fornecido por este processo é idêntico ao AH de origem animal.

O ácido hialurônico não é uma proteina, é um polissaccarídeo (conjunto de acúcares) e é produzido por fermatação bacteriana, ou seja, não é de origem animal, portanto, não causa reações alérgicas e nenhum teste cutâneo é necessário para a aplicação.

Quando jovens, a produção de ácido hialurônico pelo nosso corpo é muito ativa, proporcionando às crianças e adolescentes uma pele hidratada, macia e com brilho de juventude. Ao passar do tempo, a produção do AH vai diminuindo progressivamente e, por consequência, a pele fica ressecada com aparição de rugas e sinais de envelhecimento.

O ácido hialurônico é comercializado com várias concentrações e diferentes viscosidades. O preenchimento com AH pode tratar rugas finas e profundas na face e testa, sulcos, depressões, redefine o contorno labial e aumenta o volume dos lábios, cicatrizes de acné e outros cicatrizes com depressões. O AH é biocompatível, biodegradável e é completamente absorvido em 6 a 18 meses.

Ácido Poliláctico (Sculptra®)

O Ácido Poliláctico (APL) é uma substância sintética, biocompatível, biodegradável e semipermanente. Ela tem sido usada há mais de 40 anos como material de sutura.

A injeção do ácido polilático na derme causa a produção de colágeno no local, por isso é conhecido como bioestimulador. O APL é conhecido por funcionar particularmente bem na metade inferior do rosto e é usado para preencher rugas e linhas causadas pelo riso, redefinir o contorno labial, tratar dobras nasolabiais profundas. Esta substância é diferente de outros preenchimentos dérmicos porque não produz resultados imediatos. Em vez disso, estimula a produção de colágeno do seu próprio corpo, de modo que os resultados aparecem gradualmente ao longo de alguns meses.

Provavelmente, você precisará de cerca de três tratamentos mensais para alcançar os resultados desejados. A cada tratamento, há uma reestimulação do seu próprio colágeno. Depois, pode levar de quatro a seis semanas para ver o efeito completo. Embora esse tipo de preenchimento dérmico seja considerado semipermanente, você ainda pode precisar de retoques ocasionais.

Hidroxiapatita de Cálcio (Radiesse®)

A Hidroxiapatita de Cálcio (HAC) é uma substância mineral (composta principalmente de cálcio e fosfato), naturalmente encontrada nos ossos humanos. A HAC não é uma proteina e é produzida biossinteticamente, ou seja, não é um produto de origem animal, portanto, não causa reações alérgicas e nenhum teste cutâneo é necessário para a aplicação.

A Hidroxiapatita de Cálcio é usado para tratar rugas moderadas a graves, como sulcos nasolabiais, linhas de marionete e linhas de expressão, melhorar a plenitude das bochechas e outros contornos faciais, melhorar o volume em áreas de atrofia facial, como pode ocorrer em pessoas HIV positivas que tomam certos medicamentos.

Este tipo de preenchimento é conhecido por produzir um resultado muito natural, não migra e os efeitos colaterais são raros.

Polimetil-Metacrilato ou PMMA

O PMMA é considerado um preenchimento permanente ou semipermanente. Esta substância é fabricada em forma de microesferas O PMMA é mais frequentemente usado para tratar rugas, dobras e sulcos médios a profundos, principalmente dobras nasolabiais. Também pode ser usado para preencher cicatrizes e aumentar lábios finos.

Quando se deseja uma solução mais permanente para as rugas faciais, o PMMA é frequentemente usado em vez da terapia de reposição de colágeno ou da terapia hialurônica. O PMMA tem sido utilizado há muitos anos em implantes cirúrgicos permanentes. Por causa disso, seu cirurgião provavelmente preencherá pouco no primeiro tratamento, acrescentando mais posteriormente, se necessário.

Uma das desvantagens do PMMA é que são necessárias várias injeções para criar volume e pode levar até três meses para obter todos os efeitos. Também pode ser visível sob a pele. Para evitar resultados indesejados, é fundamental que o seu cirurgião plástico esteja familiarizado com a técnica adequada, que envolve a injeção na junção dérmica subcutânea por meio de métodos de
rosqueamento ou tunelamento.

Os Melhores Candidatos para Preenchimento Dérmico

Os melhores candidatos para preenchimento dérmico são homens e mulheres saudáveis, não fumantes, psicologicamente estáveis, realistas em suas expectativas, incomodados com rugas, sulcos, depressões e cicatrizes que podem ser tratadas com preenchimento.

Custo do Procedimento

O custo do procedimento inclui:

  • Exames e avaliações pré-cirúrgicos.
  • O custo da hospitalização se for o caso.
  • A remuneração do Cirurgião e seu assistente
  • Medicamentos e materiais de curativo pós-cirúrgicos.

A Consulta

Em sua consulta inicial, o cirurgião examina você e avalia cuidadosamente seu rosto e as áreas afetadas. Fotos da face e áreas afetadas são tiradas durante a consulta.

Durante a consulta, o cirurgião vai lhe explicar as etapas do procedimento, o tipo de anestesia que vai ser usada, o lugar onde será executado e os custos envolvidos.

Não deixa de dizer para o seu cirurgião se você fuma ou usa álcool ou drogas, se está tomando alguns medicamentos, e se tem alergia medicamentosa. O sucesso e a segurança do seu procedimento dependem muito da sua total franqueza durante a consulta.

Esteja franca(o) em discutindo suas expectativas com o seu cirurgião. Ele estará igualmente franco com você, descrevendo as alternativas que têm e os riscos e limitações de cada uma.

Riscos e Complicações do Procedimento

Quando o procedimento é praticado por um cirurgião plástico qualificado, as complicações são infrequentes e geralmente menores. Apesar de tudo, os indivíduos variam muito em suas anatomias, reações físicas, e capacidade de curar-se; o resultado nunca é completamente previsível.

A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Embora sejam esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível obter resultados ideais com um único procedimento cirúrgico e outra cirurgia pode ser necessária.

Os possíveis riscos do Preenchimento Dérmico incluem:

– Riscos da anestesia

– Reação de hipersensibilidade que pode parecer uma reação alérgica com urticária e inchaço

– Dor

– Inchaço, contusões ou hematomas variando de leve a grave

– Dormência ou vermelhidão temporária

– Correção insuficiente ou excessiva das rugas

– Uma aparência “cheia demais” nas áreas tratadas

– Nódulos palpáveis ou áreas duras nos locais de injeção

– Infecção

Embora não seja comum, podem ocorrer distúrbios visuais. Quando acompanhado de dor ou fraqueza em um lado do corpo, é extremamente importante que você entre em contato com o seu cirurgião e receba atendimento imediato.

Como se Preparar para o Procedimento

O seu cirurgião lhe dará instruções específicas sobre como se preparar para a cirurgia, inclusive diretrizes para deixar de fumar e tomar ou evitar certos medicamentos e vitaminas e evitar exposição solar antes do procedimento.

Se você for resfriada(o) ou desenvolver sinais de infecção de qualquer tipo, a sua cirurgia vai provavelmente ser adiada.

Onde o Procedimento Será Realizado

O Preenchimento Dérmico é geralmente feito no consultório. O procedimento normalmente leva cerca de 30 60 minutos. Você será liberada(o) para ir pra casa uma hora depois do procedimento.

Tipo de Anestesia

Este procedimento é geralmente realizado sob anestesia local, às vezes com uma leve sedação.

Etapas do Procedimento

Depois de fazer a limpeza da sua pele, alguns pontos estratégicos no seu rosto serão marcados para indicar o local da injeção. Uma anestesia local é então realizada e, alguns minutos depois, o produto escolhido será injetado no local e no trajeto predeterminados. Uma massagem leve do local injetado é feita para adaptar o produto na região. Os pontos de marcação rerão removidos em seguida.

Depois do Procedimento

Pode ser oferecida uma bolsa de gelo para reduzir o inchaço e aliviar o desconforto após o procedimento. Embora a área possa ficar um pouco sensível por um ou dois dias, geralmente não é dolorosa o suficiente para exigir qualquer medicação.

Voltando ao Normal

O tempo de recuperação varia para cada paciente e para cada tipo de preenchimento injetado. Você pode retomar a maioria das atividades imediatamente, mas geralmente é recomendado evitar atividades físicas intensas nas primeiras 24 a 48 horas para minimizar o inchaço e os hematomas.

Sua aparência inicial após o tratamento com qualquer preenchimento dérmico pode incluir:

– Uma aparência “cheia demais” nas áreas tratadas

– Inchaço ou hematomas variando de leve a grave

– Dormência ou vermelhidão temporária

– Nódulos palpáveis ou áreas duras nos locais de injeção

– Reação de hipersensibilidade que pode parecer uma reação alérgica com urticária e inchaço

A maioria das condições pode ser aliviada com cobertura tópica e massagem e melhorará em questão de horas ou apenas alguns dias. Algumas reações podem exigir tratamento mais agressivo com medicamentos ou injeções.

Resultado

Os resultados do aumento dos tecidos moles com preenchimentos dérmicos são aparentes imediatamente e durarão de vários meses a vários anos, dependendo da substância utilizada e da atividade do paciente. As chances de você ficar feliz com o resultado são excelentes.

Manter uma boa saúde geral e manter uma pele saudável e forte com produtos e tratamentos de pele adequados melhorará os resultados e a longevidade.

error: Conteúdo protegido