Lipoaspiração & Lipoescultura

Lipoplastia Clássica / Hidrolipo / Vibrolipo / LASER / Ultrassom / VASER

Procedimento: Melhora o contorno corporal aspirando a gordura localizada resistente ao exercício físico.
Duração: 1 a 4 horas, dependendo da extensão da área a ser tratada.
Anestesia: Geral ou regional com sedação.
Internação: Pode ter alta no mesmo dia ou no dia seguinte, dependendo da extensão da área tratada.
Riscos e Complicações: Dor que pode ser controlada pelos medicamentos prescritos. Inchaço, contusões,seroma. Infecção (rara).
Recuperação: Volta ao trabalho: 1 a 2 semanas. Esporte ou atividade mais estrênua: 2 a 4 semanas. Deve-se evitar a exposição solar por vários meses.
Durabilidade do Resultado: Permanente com os devidos cuidados (dieta e atividade física). A gestação e a mudança de peso pode afetar o resultado.

A Lipoplastia, também conhecida como “Lipoaspiração” ou “Lipoescultura”, é um procedimento que ajuda a esculpir o corpo retirando a gordura indesejada e certas áreas específicas, inclusive o abdome, costas, quadril, nádegas, coxas, joelhos, braços, pescoço e submento.

Hoje em dia, existem várias técnicas de Lipoaspiração, inclusive a técnica seca, úmida, tumescente ou Hidrolipo, Vibrolipo, Lipoplastia por uso Ultrassom, LASER, VASER e outras. Embora nenhum tipo de lipoescultura substitua a dieta e o exercício, este procedimento pode remover áreas de gordura teimosa que não respondem aos métodos clássicos de emagrecimento.

Se você estiver considerando a Lipoescultura, isto lhe dará uma compreensão básica do procedimento, como é executado, e qual resultado pode esperar.

Os Melhores Candidatos para Lipoplastia

Os melhores candidatos para a Lipoplastia são homens e mulheres saudáveis, com peso normal, pele elástica, psicologicamente estáveis e realistas em suas expectativas, mas incomodados com o excesso de gordura localizada em certas áreas, inclusive no submento, pescoço, axilas, braços, abdome, costas, flancos, quadril, nádegas, coxas, joelhos, e panturrilhas. Os homens podem se beneficiar da Lipoescultura em casos de Ginecomastia e nas áreas do abdome e flancos. (Figuras 1, 2, 3 e 4)

Custo da Cirurgia

O custo da cirurgia inclui:

  • Exames e avaliações pré-cirúrgicos.
  • O custo da hospitalização e utilização do centro cirúrgico.
  • A remuneração da Equipe Cirúrgica: Cirurgião, Anestesista, Auxiliares, Instrumentador(a) e Enfermeiro(a).
  • Medicamentos e materiais de curativo pós-cirúrgicos.

O custo da Lipo HD difere da Lipoaspiração clássica por exigir mais detalhes cirúrgicos bem como de quais e quantas áreas precisam ser tratadas. Pergunte seu cirurgião plástico sobre a remuneração da equipe neste caso.

A Consulta

Em sua consulta inicial, o cirurgião examina você e avalia cuidadosamente as áreas do seu corpo onde a gordura está localizada e avalia a elasticidade da sua pele. Fotos das regiões a serem tratadas são tiradas durante a consulta.

Durante a consulta, o cirurgião vai lhe explicar as etapas da cirurgia, o tipo de anestesia que vai ser usada, o lugar onde a cirurgia será executada e os custos envolvidos.

Não deixa de dizer para o seu cirurgião se você está tomando alguns medicamentos especialmente Aspirina ou qualquer anticoagulante, Vitaminas, se você fuma ou usa álcool ou drogas, e se tem alergia medicamentosa. O sucesso e a segurança do seu procedimento dependem muito da sua total franqueza durante a consulta.

Esteja franca(o) em discutir suas expectativas com o seu cirurgião. Ele estará igualmente franco com você, descrevendo as alternativas que têm e os riscos e limitações de cada uma.

Toda Cirurgia Possui um Grau de Incerteza e Risco

Quando a cirurgia é praticada por um cirurgião plástico qualificado, as complicações são infrequentes e geralmente menores. Apesar de tudo, os indivíduos variam muito em suas anatomias, reações físicas, e capacidade de curar-se; o resultado nunca é completamente previsível.

A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Embora sejam esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível obter resultados ideais com um único procedimento cirúrgico e outra cirurgia pode ser necessária.

Os possíveis riscos da Lipoplastia incluem:

  • Riscos da anestesia
  • Contusões
  • Seroma (acumulação de líquido)
  • Trombose venosa profunda com possíveis consequências respiratórias
  • Alteração da sensibilidade que pode persistir em certas áreas
  • Queimaduras possíveis com o uso Ultrassom, LASER e VASER
  • Infecção
  • Má cicatrização das incisões e cicatrizes desfavoráveis
  • Assimetria e ondulações
  • Resultado estético abaixo do ideal
  • Possibilidade de cirurgia revisional

Como se Preparar para a Cirurgia

O seu cirurgião lhe dará instruções específicas sobre como se preparar para a cirurgia, inclusive diretrizes para comer, beber, deixar de fumar e tomar ou evitar certos medicamentos e vitaminas.

Se você fuma, começa a planejar para parar por pelo menos duas semanas antes da cirurgia até pelo menos duas semanas depois da cirurgia. Evite uma exposição demasiada ao sol antes da cirurgia e não faça dieta rigorosa, pois ambas podem alterar a capacidade do seu corpo para cicatrizar. Se você for resfriada(o) ou desenvolver sinais de infecção de qualquer tipo, a sua cirurgia
vai provavelmente ser adiada.

Ao se preparar para a cirurgia, procure alguém que possa lhe levar para a casa depois da sua cirurgia e a ajude durante alguns dias se precisar.

Onde Sua Cirurgia Será Realizada

A cirurgia de Lipoplastia é geralmente feita em um hospital ou uma clínica onde você será internada(o). A própria cirurgia geralmente leva de 1 a 4 horas, mas pode levar mais tempo em alguns casos. Você terá alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte.

Tipos de Anestesia

A cirurgia de Lipoplastia pode ser executada sob anestesia geral ou anestesia regional com sedação. O(A) anestesista vai recomendar a melhor opção para você. Você será adormecida(o) durante toda a operação.

O Desenvolvimento da Cirurgia

Todas as técnicas de lipoaspiração usam aparelhos a vácuo e cânulas para aspirar a gordura.

O tempo necessário para fazer a Lipoplastia pode variar consideravelmente e depende da extensão da área a ser tratada, do volume de gordura a ser aspirado, do tipo de anestesia e da técnica usada.

A lipoescultura é um procedimento cirúrgico que retira a gordura localizada e depositada numa região determinada. Esta gordura retirada pode ser injetada em outras áreas para modelar o contorno.

TÉCNICA CLÁSSICA

Existem várias técnicas
de lipoaspiração. A técnica básica consiste em fazer uma pequena incisão na região tratada, através da qual uma cânula é inserida dentro da camada de gordura. A cânula é ligada a um aparelho de vácuo que serve a aspirar a gordura. Por movimentos bem dirigidos e orientados em todas as direções a cânula quebra as células de gordura que são aspiradas para fora.
(Figura 5)

A lipoaspiração pode ser efetuada “a seco” sem injeção de fluido, ou “a úmido” com injeção de fluido. O fluido injetado é uma mistura de soro fisiológico + Lidocaina (anestésico) + Adrenalina (vasoconstritor). Esta solução facilita a extração da gordura, reduz a perda sanguínea e fornece uma anestesia durante e após a cirurgia. O volume do fluido injetado depende da preferência do cirurgião e da técnica usada.

Na técnica úmida é injetado um volume moderado de solução, usualmente igual ao volume de gordura a ser retirado. Esta técnica requer uma sedação intravenosa ou uma anestesia geral ou peridural e geralmente leva de uma a duas horas de tempo cirúrgico.

HIDROLIPO: Lipoaspiração Tumescente

A Hidrolipo é também chamada de técnica tumescente onde um grande volume de solução é injetado, às vezes chega até três vezes o volume da gordura a ser retirado. A Hidrolipo é utilizada tipicamente nos pacientes que pedem ou precisam de uma anestesia local para tratar uma área pequena ou moderada. O paciente não precisa de anestesia, pois a solução injetada já contém bastante produto anestésico. Esta técnica mais demorada do que a lipoaspiração tradicional.

VIBROLIPO: Lipoaspiração por vibração

A Vibrolipo usa um aparelho que vibra e transmite as vibrações para a cânula. As ondas vibratórias transmitidas para a cânula facilitam o deslizamento da cânula dentro do tecido gorduroso e, pela energia vibratória, quebra as paredes das células de gordura. A gordura liquidificada será então aspirada e eliminada. As pequenas incisões serão suturadas e um curativo feito. Este método reduz o tempo cirúrgico e preserva os tecidos não gordurosos.

ULTRASSOM: Lipoaspiração por Ondas Sonoras

A Lipoplastia por ultrassom requer o uso de um equipamento especial que emite ondas sonoras de alta frequência que não são captadas pelo ouvido humano. As ondas são transmitidas para a cânula que produz uma energia ultrassônica e quebra especificamente as paredes das células de gordura. A gordura liquidificada será então aspirada e eliminada. As pequenas incisões
serão suturadas e um curativo feito. Esta técnica é mais específica e a mais demorada também.

LASER: Lipoaspiração por Luz Amplificada

LASER é o acrônimo inglês de “Light Amplification by Stimulated Emission Radiation”, ou em portugês “Luz Amplificada por Estimulada Emissão de Radiação”.

O aparelho de Laser produz uma luz amplificada cuja energia é transmitida pela cânula ao tecido gorduroso. Assim, as células de gordura são preferencialmente aquecidas e rompidas. A gordura liquidificada será então, aspirada e eliminada. As pequenas incisões são suturadas e um curativo feito.

VASER: Lipoaspiração por Ondas Sonoras Amplificadas

VASER é o acrônimo inglês de “Vibration Amplification of Sound Energy at Resonance”, ou em portugês “Amplificação de Vibração de Energia Sonora em Ressonância”.

O aparelho de Vaser produz uma onda sonora amplificada cuja energia é transmitida pela cânula ao tecido gorduroso. Assim, as células de gordura são preferencialmente aquecidas e rompidas. A gordura liquidificada será então, aspirada e eliminada. As pequenas incisões são suturadas e um curativo feito.

LIPO HD: Lipoaspiração de Alta Definição

HD é o acrônomo inglês de “High Definition” ou em português “ Alta Definição”. A Lipo HD é nada mais e nada menos do que um capricho na Lipoescutura. A Lipo HD é indicada para pessoas que não estão acima do peso ideal, muitas vezes pessoas atletas, mas que querem definir melhor o contorno muscular do corpo. A Lipo HD pode servir para definir as musculatura do abdômen, do tórax
e dos membros superiores e inferiores.

O método usa cânulas vibratórias finas que retira as finas camadas de gordura que camuflam o formato dos músculos abaixo delas. A gordura e aspirada e as pequenas incisões são suturadas.

Depois da Cirurgia

Para controlar o inchaço e ajudar sua pele a moldar o novo contorno, você precisaria colocar uma cinta elástica por algumas semanas. (Figura 6)

Não espere parecer ou se sentir em ótima forma logo depois da cirurgia. Você pode sentir dor e desconforto, inchaço, queimação e dormência. Estes sintomas podem durar alguns dias. A dor é controlada com os medicamentos. Você vai começar a perceber a diferença aproximadamente seis semanas depois da cirurgia quando a grande parte do inchaço ceder. (Figura 7)

Voltando ao Normal

O cirurgião vai lhe pedir provavelmente de começar a andar o mais cedo possível para reduzir o edema e impedir a formação de coágulos sanguíneos em suas pernas. Você começará a se sentir melhor uma a duas semanas depois e deverá voltar ao trabalho alguns dias depois da cirurgia. Os pontos serão retirados em uma semana a 10 dias.

Exercícios leves e moderados ajudarão você a sarar melhor, diminuir o inchaço, minimizar o risco de fazer coágulos, e melhorar a tonicidade muscular. Mesmo as pessoas que nunca fizeram exercícios devem começar a exercer.

Embora a maioria das contusões e edema desapareça em três semanas, algumas regiões inchadas demoram até seis meses ou mais para desinchar. Sessões de drenagem linfática serão úteis para diminuir o edema e o inchaço.

Resultado

As chances de você ficar feliz com o resultado da Lipoplastia são grandes. Você vai ver uma diferença notável na forma do seu corpo logo depois da cirurgia. Contudo, o resultado final será geralmente visível cerca de 4 a 6 meses depois da cirurgia (Figuras 8 e 9). Os resultados são duradouros com dieta equilibrada e exercício físico regular.

Se você é realista em suas expectativas, a Lipoplastia seria exatamente o que está procurando.

error: Conteúdo protegido