Lifting de face

Procedimento: Rejuvenescimento da face melhorando as rugas e a flacidez da pele facial e do pescoço com tratamento dos músculos da face e pescoço.
Duração: 4 a 6 horas
Anestesia: Geral ou local com sedação.
Internação: Geralmente 24 horas
Riscos e Complicações: Dor leve e temporária, inchaço, contusões, sangramento e hematomas. Sensibilidade alterada temporária. Lesão dos nervos motores que controlam os músculos face, geralmente temporária. Cicatrização demorada ou inadequada principalmente nos fumantes. Infecção (rara).
Recuperação: Volta ao trabalho em 14 dias. Atividades mais estrênuas em 3 a 4 semanas. As contusões desaparecerão em 2 a 3 semanas. Deve-se evitar a exposição solar por vários meses.
Durabilidade do Resultado: Geralmente de 6 a 10 anos com os devidos cuidados.

Com a idade, os efeitos da gravidade, a exposição solar, e o estresse da vida quotidiana deixam marcas de velhice nos rostos das pessoas. Sulcos profundos entre o nariz e os lábios, bochechas caídas, gordura no submento com formação de segundo queixo e rugas diversas aparecem com o tempo.

O lifting facial, tecnicamente conhecido como Ritidoplastia, não pode parar o
processo de envelhecimento, mas pode deixar você voltar no tempo a uma época mais jovem, melhorando a maioria dos sinais do envelhecimento que marca seu rosto e pescoço. O lifting facial pode ser feito separadamente ou junto com outros procedimentos tais como lifting frontal, cirurgia das pálpebras, ou do nariz.

Se você estiver considerando o lifting facial, isto lhe dará uma compreensão básica do procedimento, como é executado, e qual resultado pode esperar. Este pode não responder a todas suas perguntas, desde que muitas dependem de suas circunstâncias individuais. Por favor, esteja seguro(a) em perguntar para seu cirurgião se há qualquer coisa sobre o procedimento que você não entendeu.

Os Melhores Candidatos para Lifting Facial

Os melhores candidatos para a Ritidoplastia são homens e mulheres saudáveis, não fumantes, psicologicamente estáveis, realistas em suas expectativas, cuja face e pescoço começaram a afrouxar, mas que a pele possua ainda certa elasticidade. A maioria dos pacientes tem entre 40 e 70 anos, mas pode ser feito com sucesso nas pessoas nas 70s e 80s também.

Custo da Cirurgia

O custo da cirurgia inclui:

  • Exames e avaliações pré-cirúrgicos.
  • O custo da hospitalização e utilização do centro cirúrgico.
  • A remuneração da Equipe Cirúrgica: Cirurgião, Anestesista, Auxiliares,
  • Instrumentador(a) e Enfermeiro(a).
  • Medicamentos e materiais de curativo pós-cirúrgicos.

A Consulta

Em sua consulta inicial, o cirurgião examina você e avalia cuidadosamente sua face e pescoço, a estrutura óssea do seu rosto e a tonicidade da sua pele. Fotos da face e do pescoço são tiradas durante a consulta.

Durante a consulta, o cirurgião vai lhe explicar as etapas da cirurgia, o tipo de
anestesia que vai ser usada, o lugar onde a cirurgia será executada e os custos
envolvidos.

Não deixa de dizer para o seu cirurgião se você está tomando alguns medicamentos especialmente Aspirina ou qualquer anticoagulante, Vitaminas,
se você fuma ou usa álcool ou drogas, e se tem alergia medicamentosa. O sucesso e a segurança do seu procedimento dependem muito da sua total franqueza durante a consulta.

Esteja franca(o) em discutindo suas expectativas com o seu cirurgião. Ele
estará igualmente franco com você, descrevendo as alternativas que têm e os
riscos e limitações de cada uma.

Toda Cirurgia Possui um Grau de Incerteza e Risco

Quando a cirurgia é praticada por um cirurgião plástico qualificado, as complicações são infrequentes e geralmente menores. Apesar de tudo, os indivíduos variam muito em suas anatomias, reações físicas, e capacidade de
curar-se; o resultado nunca é completamente previsível.

A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Embora sejam
esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não
ser possível obter resultados ideais com um único procedimento cirúrgico e
outra cirurgia pode ser necessária.

Os possíveis riscos de Lifting Facial incluem:

  • Riscos da anestesia
  • Sangramento e hematoma (acúmulo de sangue)
  • Dormência ou outras alterações na sensação da pele
  • Dor que pode persistir
  • Inchaço prolongado
  • Lesão do nervo facial com fraqueza
  • Trombose venosa profunda com possíveis consequências cardiorrespiratórias
  • Infecção
  • Má cicatrização de feridas e cicatrizes desfavoráveis
  • Irregularidades e descoloração da pele
  • Perda de cabelo temporária ou permanente nas incisões

Não deixe de perguntar ao seu cirurgião qualquer coisa sobre os riscos que
você não entendeu. Você será solicitada(o) a assinar formulários de “consentimento informado” para garantir que compreendeu totalmente os procedimentos aos quais será submetida(o) e quaisquer riscos ou possíveis complicações.

Como se Preparar para a Cirurgia

O seu cirurgião lhe dará instruções específicas sobre como se preparar para a cirurgia, inclusive diretrizes para comer, beber, deixar de fumar e tomar ou evitar certos medicamentos e vitaminas.

Se você fuma, começa a planejar para parar por pelo menos duas semanas antes da cirurgia até pelo menos duas semanas depois da cirurgia. Evite uma exposição demasiada ao sol antes da cirurgia e não faça dieta rigorosa, pois ambas podem alterar a capacidade do seu corpo para cicatrizar. Se você for resfriada(o) ou desenvolver sinais de infecção de qualquer tipo, a sua cirurgia vai provavelmente ser adiada.

Ao se preparar para a cirurgia, procure alguém que possa lhe levar para a casa
depois da sua cirurgia e a(o) ajude durante alguns dias se precisar.

Onde Sua Cirurgia Será Realizada

A cirurgia de Lifting Facial é geralmente feita em um hospital ou uma clínica,
onde você será internada(o). A própria cirurgia normalmente leva de 4 a 6
horas, mas pode levar mais tempo em alguns casos. Você pode ter alta
hospitalar no dia seguinte ou permanecer por mais um dia se for necessário.

Tipos de Anestesia

Depende de cada caso, a cirurgia de Lifting Facial pode ser executada sob
anestesia geral ou sob anestesia local com sedação. O(A) anestesista vai
recomendar a melhor opção para você. Você será adormecida(o) durante toda
a operação.

Etapas da Cirurgia

Cada cirurgião tem seu jeito para abordar o procedimento. O lugar exato das
incisões e a sequência dos eventos dependem da sua estrutura facial e da
técnica do seu cirurgião.

A incisão começa habitualmente no couro cabeludo na região temporal,
estende-se em uma linha natural em frente da orelha, e continua atrás do
lóbulo da orelha subindo para terminar no couro cabeludo na região occipital.
Se o pescoço precisa ser tratado, uma pequena incisão será também feita
abaixo do mento. (Figura 1)

Geralmente, o cirurgião separa a pele da gordura e dos músculos embaixo dela. Os músculos são tracionados e suturados, a gordura é aparada e pode ser aspirada na região do pescoço e submento para melhorar o contorno (Figura 2).

Em seguida, o cirurgião traciona a pele, retira o excesso e sutura as linhas de incisões. (Figura 3). Grampos metálicos podem ser utilizados no couro cabeludo. Um tubo fino é colocado embaixo da pele da face e saindo de atrás da orelha para drenar o sangue que pode colecionar. O cirurgião enfaixa sua cabeça, sem apertar, com bandagens para minimizar o edema.

Depois da Cirurgia

Não tem, habitualmente, desconforto depois da cirurgia; se houver isto pode ser
controlado com a medicação de dor prescrita pelo cirurgião. No entanto, uma dor
forte ou persistente ou um inchaço súbito da face deve ser relatado imediatamente ao cirurgião. Uma dormência da pele é normal; isto desaparecerá em algumas semanas.

NÃO APLIQUE GELO direto na face, pois isso pode comprometer o fluxo sanguíneo e resultar em necrose da pele.

O cirurgião dirá para você manter a cabeça elevada o quanto possível por dois dias depois da cirurgia para drenar o edema para baixo.

O tubo de drenagem será retirado um ou dois dias depois da cirurgia; as bandagens serão removidas dois a três dias depois da cirurgia. Não fique surpresa(o) com a palidez, contusões ou o edema que você virá em seu rosto. Lembre-se que em alguns dias ou semanas você aparecerá normal. A maioria dos pontos será retirada na primeira semana. O couro cabeludo precisa de mais tempo para sarar e os pontos ou grampos metálicos serão retirados alguns dias mais tarde.

Voltando ao Normal

Você estaria de pé em um ou dois dias, mas vai devagar na primeira semana depois da cirurgia. Esteja gentil especialmente com sua face e cabelo, pois, sua pele estará sensível e dormente no começo.

Seu cirurgião lhe dará instruções específicas para retomar gradativamente suas atividades normais. As instruções incluirão as seguintes sugestões: Evitar atividades estrênuas, inclusive sexo e trabalho doméstico pesado, por pelo menos duas semanas. Evitar álcool, vapor de água ou sauna, e gelo direto no rosto por vários meses. Sobre tudo, procure se repousar e deixar seu corpo usar sua energia para o processo de cicatrização.

No começo, você pode ter uma sensação estranha no rosto. A face pode parecer estranha e distorcida por causa do inchaço. Os movimentos faciais estariam um pouco rígidos e provavelmente você se sentiria constrangida(o) com as cicatrizes. Algumas contusões podem persistir por duas ou três semanas, e você poderia se sentir cansada(o). Não é surpreendente que alguns pacientes se mostram desapontados e deprimidos no começo.

Na terceira semana, você vai parecer e se sentir bem melhor. A maioria dos
pacientes volta a trabalhar cerca de dez dias a duas semanas depois da cirurgia.
Se precisar, pode fazer uma maquiagem especial para camuflar as contusões
que ainda permanecem.

Resultado

As chances de você ficar feliz com seu lifting facial são excelentes, especialmente se você entende que o resultado não será imediatamente aparente depois da cirurgia. Mesmo depois do desaparecimento das contusões e do inchaço, o cabelo na região temporal pode parecer fino e a pele pode se sentir seca e áspera por vários meses. Os homens podem achar que precisam se barbear em novas áreas, devido ao reposicionamento do retalho facial.

Você terá algumas cicatrizes de seu lifting facial, mas serão escondidas dentro do cabelo e nos sulcos naturais da face e orelhas. De qualquer maneira, as cicatrizes tendem a desaparecer com o tempo e devem estar apenas mal visíveis.

A maioria das cicatrizes serão escondidas dentro do cabelo e nos sulcos naturais da pele. (Figura 4)

O lifting facial não faz o tempo parar. Sua face continuará a envelhecer com o tempo, e você gostaria de repetir o procedimento uma vez ou mais, talvez sete ou dez anos mais tarde. Portanto, o efeito de um só lifting facial é duradouro; anos depois, você continuará a aparecer melhor de que se você nunca tivesse feito um lifting.

error: Conteúdo protegido