Procedimento: Reduz o excesso de pele flácida que fica pendente nos braços e redefine a forma dos braços.
Duração: Cerca de 2 horas
Anestesia: Geral ou regional com sedação.
Internação: 12 a 24 horas
Riscos e Complicações: Inchaço, sangramento e hematomas, seroma, Sensibilidade temporariamente alterada dos braços. Cicatrização demorada ou inadequada principalmente nos fumantes. Infecção (rara).
Recuperação: Volta ao trabalho: 2 semanas. Esporte ou atividade mais estrênua: 4 a 6 semanas. Deve-se evitar a exposição solar por vários meses.
Durabilidade do Resultado: geralmente permanente com os devidos cuidados (dieta e atividade física). A mudança de peso pode afetar o resultado.
O envelhecimento, as flutuações do peso corporal e outros fatores hereditários contribuem para a flacidez da pele dos braços dando a eles um aspecto caído, balançando com os movimentos e uma aparência senil. Esta condição não pode ser corrigida com exercícios físicos.
Se você estiver considerando a braquioplastia, isto lhe dará uma compreensão básica do procedimento, como é executado, e qual resultado pode esperar.
Os Melhores Candidatos para Braquioplastia
Os melhores candidatos para a braquioplastia são homens e mulheres saudáveis, não fumantes, que têm um peso estável, que não têm excesso de peso, psicologicamente estáveis, realistas em suas expectativas, mas incomodados com a flacidez e o excesso de pele braquial e que não responde à dieta ou ao exercício físico.
A cirurgia é particularmente útil para as pessoas que sofreram cirurgias bariátricas para redução do peso.
Custo da Cirurgia
O custo da cirurgia inclui:
- Exames e avaliações pré-cirúrgicos.
- O custo da hospitalização e utilização do centro cirúrgico.
- A remuneração da Equipe Cirúrgica: Cirurgião, Anestesista, Auxiliares, Instrumentador(a) e Enfermeiro(a).
- Medicamentos e materiais de curativo pós-cirúrgicos.
A Consulta
Em sua consulta inicial, o cirurgião examina você e avalia cuidadosamente seus braços, a elasticidade da sua pele e a extensão da gordura na região. Fotos dos braços são tiradas durante a consulta.
Durante a consulta, o cirurgião vai lhe explicar as etapas da cirurgia, o tipo de
anestesia que vai ser usada, o lugar onde a cirurgia será executada e os custos
envolvidos.
Não deixa de dizer para o seu cirurgião se você está tomando alguns medicamentos especialmente Aspirina ou qualquer anticoagulante, Vitaminas, se você fuma ou usa álcool ou drogas, e se tem alergia medicamentosa. O sucesso e a segurança do seu procedimento dependem muito da sua total franqueza durante a consulta.
Esteja franco(a) em discutir suas expectativas com o seu cirurgião. Ele estará igualmente franco com você, descrevendo as alternativas que têm e os riscos e limitações de cada uma.
Toda Cirurgia Possui um Grau de Incerteza e Risco
Quando a cirurgia é praticada por um cirurgião plástico qualificado, as complicações são infrequentes e geralmente menores. Apesar de tudo, os indivíduos variam muito em suas anatomias, reações físicas, e capacidade de curar-se; o resultado nunca é completamente previsível.
A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Embora sejam esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível obter resultados ideais com um único procedimento cirúrgico e outra cirurgia pode ser necessária.
Os possíveis riscos da Braquioplastia incluem:
- Riscos da anestesia
- Hematoma (acumulação de sangue)
- Seroma (acumulação de líquido)
- Alterações temporárias da sensibilidade dos braços
- Dor que pode persistir
- Infecção
- Má cicatrização das incisões e cicatrizes desfavoráveis
- Assimetria
- Resultado estético abaixo do ideal
- Possibilidade de cirurgia revisional
Não deixe de perguntar ao seu cirurgião qualquer coisa sobre os riscos que você não entendeu.
Você será solicitada(o) a assinar formulários de “consentimento informado” para garantir que compreendeu totalmente os procedimentos aos quais será submetida(o) e quaisquer riscos ou possíveis complicações.
Como se Preparar para a Cirurgia
O seu cirurgião lhe dará instruções específicas sobre como se preparar para a cirurgia, inclusive diretrizes para comer, beber, deixar de fumar e tomar ou evitar certos medicamentos e vitaminas.
Se você fuma, começa a planejar para parar por pelo menos duas semanas antes da cirurgia até pelo menos duas semanas depois da cirurgia. Evite uma exposição demasiada ao sol antes da cirurgia e não faça dieta rigorosa, pois ambas podem alterar a capacidade do seu corpo para cicatrizar. Se você for resfriado(a) ou desenvolver sinais de infecção de qualquer tipo, a sua cirurgia vai provavelmente ser adiada.
Ao se preparar para a cirurgia, procure alguém que possa lhe levar para a casa depois da sua cirurgia e a ajude durante alguns dias se precisar.
Onde Sua Cirurgia Será Realizada
A cirurgia de Braquioplastia é geralmente feita em um hospital ou uma clínica, onde você será internado(a). A própria cirurgia normalmente leva cerca de 2 horas, mas pode levar mais tempo em alguns casos. Você terá alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte.
Tipos de Anestesia
A cirurgia de Braquioplastia pode ser executada sob anestesia geral ou anestesia regional com sedação. O(A) anestesista vai recomendar a melhor opção para você. Você será adormecido(a) durante toda a operação.
O Desenvolvimento da Cirurgia
O tipo e a extensão da incisão na Braquioplastia dependem da quantidade de excesso de pele a ser removida e da sua localização.
Dependendo da sua condição específica, a incisão é geralmente feita na parte interna (figura 1) ou posterior (Figura 2) do braço ou na axila (Figura 3), dependendo da preferência do cirurgião e da sua também. A incisão pode ser limitada (figura 3) ou pode se estender desde a axila até logo acima do cotovelo. (Figuras 1 e 2)
O excesso de gordura pode ser excisado diretamente ou tratado com lipoaspiração. A pele e o tecido subcutâneo são então tensionados e remodelados no novo contorno do braço e feitas suturas internas e externas.
Depois da Cirurgia
Ao término da cirurgia, um curativo é feito com gazes e uma bandagem elástica
colocada por cima das gazes. Um dreno pode ser colocado para drenar fora sangue e fluidos por um ou dois dias.
O curativo será removido um ou dois dias depois, mas você será instruido (a) a usar a bandagem elástica durante algumas semanas para conter o inchaço e dar um apoio aos braços durante a cura. Os pontos de sutura serão removidos dentro de duas a três semanas.
Você poderia sentir uma leve dor nos primeiros dias, isto será controlodo com os medicamentos prescritos. Você também pode experimentar de vez enquanto dores latejantes durante alguns meses. Você pode sentir um formigamento ou alteração da sensibilidade da pele nos braços depois da cirurgia. Isto normalmente vai diminuindo durante as próximas semanas.
Voltando ao Normal
Pode levar um ou dois meses para se sentir de novo em boa forma. Alguns pacientes voltam a trabalhar duas semanas depois da cirurgia, enquanto outros levam 3 semanas para recuperar.
Exercícios leves e moderados ajudarão você a sarar melhor, diminuir o inchaço, minimizar o risco de fazer coágulos sanguíneos, e melhorar a tonicidade muscular. Exercícios vigorosos, no entanto, devem ser evitados até que você puder praticá-los confortavelmente. Algumas sessões de drenagem linfática serão úteis para diminuir o inchaço.
Sua cicatriz pode parecer realmente piorando durante os primeiros 3 a 6 meses devido ao processo cicatricial, mas isso é normal. Você deve esperar de 9 meses a um ano para que a cicatriz clarear e ficar mais fina. As cicatrizes dos braços nunca desaparecerão completamente.
Resultado
As chances de você ficar feliz com o resultado da Braquioplastia são grandes. Os resultados são duradouros com dieta equilibrada e exercício físico regular. Se você é realista em suas expectativas e preparado(a) para ter uma cicatriz permanente, a Braquioplastia seria exatamente o que está procurando.