Peeling Químico

Renovação Química da Pele Facial

Procedimento: Esfoliação químico da pele. Suaviza as rugas, as cicatrizes de acne e outras lesões.
Duração: Pode levar até 60 minutos.
Durabilidade do Resultado: Duradouro, mas não pode parar o processo de envelhecimento. Novas rugas e linhas de expressões podem se formar com o tempo.
Anestesia: Local
Internação: Ambulatorial se realizado sozinho. Não precisa de internação.
Riscos e Complicações: Dor, pigmentação alterada, infecção.
Recuperação: Variável, dependendo do tipo do peeling usado, geralmente uma a duas semanas.

A exposição ao sol, a acne e o envelhecimento deixam a pele, manchada, enrugada, irregular ou com cicatrizes.

O termo “Peeling” é inglês e significa “descamação ou esfoliação”. O Peeling Químico usa uma solução química para melhorar a textura e o tom da pele, removendo as camadas externas danificadas. O procedimento pode melhorar as rugas e linhas finas, as manchas pigmentadas, as escamações, as cicatrizes de acne e algumas outras cicatrizes.

Embora os peelings químicos sejam usados principalmente no rosto, eles também podem ser usados para melhorar a pele do pescoço e das mãos.

O peeling químico é uma das maneiras mais econômicas de melhorar a aparência da pele. O resultado potencial do peeling químico depende do tipo de produto químico e da técnica utilizada.

Se você estiver considerando um Peeling Químico, isto lhe dará uma compreensão básica do procedimento, como é realizado e qual resultado pode esperar.

Os Melhores Candidatos para Peeling Químico

As melhores candidatas para LASER Facial são homens e mulheres de “pele clara”, saudáveis, não fumantes, psicologicamente estáveis, realistas em suas expectativas, que estão incomodados com “finas rugas” que, por vezes, não foi possível eliminar com o Lifting Facial. Pessoas com cicatrizes de acne ou catapora, manchas e verrugas também podem se beneficiar deste tratamento.

Contraindicações do Peeling Químico

Os seguintes casos não são candidatos adequados para o Peeling Químico:

– Pacientes de “pele escura”

– Pacientes que têm “acne ativa”

– Pacientes que fez “tratamento de acne dentro de um ano”

– Pacientes que têm “rugas profundas” ou “cicatrizes bem marcadas”

– Pacientes que têm “flacidez facial” pronunciada

Custo do Procedimento

O custo do procedimento inclui:

  • Exames e avaliações pré-cirúrgicos.
  • O custo da hospitalização se for o caso.
  • A remuneração do Cirurgião e seu auxiliar.
  • Medicamentos e materiais de curativo pós-cirúrgicos.

A Consulta

Em sua consulta inicial, o cirurgião examina você e avalia cuidadosamente a área afetada. Fotos da face e áreas afetadas são tiradas durante a consulta.

Durante a consulta, o cirurgião vai lhe explicar as etapas da cirurgia, o tipo de anestesia que vai ser usada, o lugar onde a cirurgia será executada e os custos envolvidos.

Não deixe de dizer para o seu cirurgião se você já teve Herpes labial, se está tomando alguns medicamentos, se fuma ou usa álcool ou drogas, e se tem alergia medicamentosa. O sucesso e a segurança do seu procedimento dependem muito da sua total franqueza durante a consulta.

Esteja franca(o) em discutindo suas expectativas com o seu cirurgião. Ele estará igualmente franco com você, descrevendo as alternativas que têm e os riscos e limitações de cada uma.

Risco e Complicações do Procedimento

Quando o procedimento é praticado por um cirurgião plástico qualificado, as complicações são infrequentes e geralmente menores. Apesar de tudo, os indivíduos variam muito em suas anatomias, reações físicas, e capacidade de curar-se; o resultado nunca é completamente previsível.

A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Embora sejam esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível obter resultados ideais com um único procedimento cirúrgico e outra cirurgia pode ser necessária.

Os possíveis riscos do Peeling Químico incluem:

– Riscos da anestesia

– Dor

– Edema (inchaço)

– Vermelhidão que pode durar de 3 a 6 meses

– Alteração temporária ou permanente da pigmentação da pele (manchas escuras ou claras). O uso de medicamentos hormonais ou um histórico familiar de descoloração acastanhada na face ou em resposta à cicatrização pode aumentar a possibilidade de desenvolvimento de pigmentação anormal.

– Infecção viral (Herpes labial) e bacteriana

Como se Preparar para o Procedimento

O seu cirurgião lhe dará instruções específicas sobre como se preparar para a cirurgia, inclusive diretrizes para comer, beber, deixar de fumar e tomar ou evitar certos medicamentos e vitaminas.

Se você fuma, começa a planejar para parar por pelo menos duas semanas antes da cirurgia até pelo menos duas semanas depois da cirurgia. Evite uma exposição demasiada ao sol antes da cirurgia e não faça dieta rigorosa, pois ambas podem alterar a capacidade do seu corpo para cicatrizar. Se você for resfriada(o) ou desenvolver sinais de infecção de qualquer tipo, a sua cirurgia
vai provavelmente ser adiada.

Ao se preparar para a cirurgia, procure alguém que possa lhe levar para a casa depois da sua cirurgia e a(o) ajude durante alguns dias se precisar.

Onde o Procedimento Será Realizado

O Peeling Químico pode ser feito em um hospital, uma clínica ou no consultório. O procedimento normalmente leva de 30 a 60 min. Você terá alta no mesmo dia.

Tipo de Anestesia

Este procedimento é geralmente realizado sob anestesia local com sedação, às vezes sob anestesia geral. Você será adormecida(o) durante o procedimento.

Etapas do Procedimento, Riscos e complicações, Recuperação e Resultados

Existem três tipos de Peeling Químico.

Peeling Químico Leve ou “Light Peeling”

Esse tipo de peeling remove apenas a camada externa da pele (epiderme) em uma esfoliação leve e pode resultar em um brilho mais saudável.

Um peeling químico leve pode ser a escolha certa se você tiver pigmentação irregular, ressecamento, acne ou rugas finas.

Os agentes comuns usados em peelings leves podem incluir combinações de “Alfa-hidroxiácidos” e “Beta-hidroxiácidos”, como “ácido glicólico, ácido láctico, ácido salicílico e ácido maleico”. Todos esses produtos químicos são escolhas mais suaves do que aqueles usados para peelings mais profundos. Você pode repetir esses tratamentos em intervalos regulares para alcançar os resultados desejados.

ETAPAS DO PROCEDIMENTO DE PEELING QUÍMICO LEVE

Primeiro, seu rosto será limpo. Depois, a solução química é aplicada na pele e deixada por alguns minutos. Você pode sentir uma leve ardência. A substância química é então lavada e neutralizada.

RISCOS E RECUPERAÇÃO DO PEELING QUÍMICO LEVE

É provável que você sinta um ardor e uma irritação e apresente alguma vermelhidão e descamação da pele devido ao peeling químico leve. Após tratamentos repetidos, esses efeitos colaterais provavelmente diminuirão. Outros riscos de peeling químico leve incluem: Hiperpigmentação (excesso de pigmento, causando manchas marrons). Isso pode ser evitado usando sempre
um protetor solar de alto fator.

Uma Infecção viral (notadamente por Herpes) e/ou bacteriana é possível.

Peeling Químico Médio ou “Medium Peeling”

Este tipo de peeling atinge a camada média da pele. Os produtos químicos usados para este tipo de peeling removerão as células da pele tanto da camada externa da pele (epiderme) quanto da parte superior da camada intermediária da pele (derme).

Cicatrizes de acne, rugas mais profundas e cor irregular da pele podem ser tratadas com um peeling químico médio.

Os agentes frequentemente utilizados para peeling químico de média profundidade incluem “TCA” (do inglês: Tri-Chloroacetic Acid. Em português: ácido tricloroacético), “solução de Jessner” e “ácido glicólico”.

ETAPAS DO PROCEDIMENTO DE PEELING QUÍMICO MÉDIO

Seu rosto será limpo. A solução química é aplicada na pele e deixada por apenas alguns minutos. Você pode sentir alguma queimação ou ardência. A área tratada pode ficar com uma cor cinza esbranquiçada.

Os produtos químicos são neutralizados com uma compressa salina fria.

Sua pele pode ficar vermelha ou marrom nos dias seguintes ao peeling. O processo de peeling normalmente começa em 48 horas e dura uma semana. É importante manter a pele bem hidratada durante o processo de peeling.

RISCOS E RECUPERAÇÃO DO PEELING QUÍMICO MÉDIO

Quando o ácido tricloroacético é usado em um peeling químico médio, você sentirá um ardor e apresentará alguma vermelhidão e descamação da pele. Os sintomas são semelhantes aos de uma queimadura solar profunda.

Embora esses produtos químicos não descoloram sua pele, você poderá notar algumas mudanças de cor. É aconselhável evitar o sol e usar protetor solar por vários meses para proteger a nova camada de pele fresca.

Outros riscos médios de peeling químico incluem:
Hiperpigmentação (excesso de pigmento, causando manchas marrons) que pode ocorrer mesmo se você usar protetor solar.
Cicatrizes permanentes é um outro risco, mas é pouco frequente.
A vermelhidão, que ocorre em todas as pessoas após o peeling, pode durar por alguns meses em certas pessoas.

Peeling Químico Profundo ou “Deep Peeling”

Este tipo de peeling atinge a camada profunda da pele. Neste peeling é usado um produto químico mais forte chamado “Fenol” para penetrar na camada dérmica inferior da pele. Para esse tipo de peeling, pode ser necessária uma anestesia local e um sedativo para controlar qualquer desconforto.

Se você tem rugas faciais mais profundas, pele danificada pelo sol, cicatrizes, áreas que parecem manchadas ou até mesmo crescimentos pré-cancerígenos, o peeling químico profundo pode ser a escolha certa para você. Seu cirurgião determinará se você é uma boa (um bom) candidata(o) para este tratamento.

O peeling químico profundo geralmente envolve algum tipo de pré-tratamento por até oito semanas. Isso preparará sua pele para o peeling e acelerará o processo de cicatrização. O pré-tratamento pode incluir o uso de um creme ou gel de ácido retinóico (um medicamento derivado da vitamina A). Isso afina a camada superficial da sua pele, permitindo que a solução química penetre de maneira mais uniforme e profunda.

ETAPAS DO PROCEDIMENTO DE PEELING QUÍMICO PROFUNDO

Você receberá um sedativo para relaxar junto com uma anestesia local na face. Seu rosto passará por um processo de limpeza gradual. O Fenol é aplicado na área após um intervalo de tempo apropriado. O produto químico (Fenol) é neutralizado com água.
Uma espessa camada de pomada é aplicada sobre a pele para evitar a dor e o ressecamento. A pomada deve permanecer no lugar. Às vezes, tiras de fita adesiva ou gazes medicamentosas são usadas em vez de pomada.

RISCOS E RECUPERAÇÃO DE PEELING QUÍMICO PROFUNDO

O Fenol usado no peeling químico profundo pode clarear a pele tratada. Com esse tipo de peeling, a nova pele, às vezes, perde a capacidade de se bronzear normalmente. É fundamental que a área tratada esteja protegida do sol.

O Fenol também pode representar um risco especial para pessoas com doenças cardíacas. Certifique-se de informar o seu cirurgião sobre quaisquer problemas cardíacos e incluí-los em seu histórico médico.

Os pacientes normalmente podem voltar ao trabalho e retomar suas atividades normais duas semanas após o tratamento.

O peeling químico profundo resulta em descamação, formação de crostas, vermelhidão e desconforto na pele por vários dias a semanas.

Embora seja provável que o inchaço desapareça em cerca de duas semanas, sua pele pode permanecer vermelha por até três meses.

Um tratamento com peeling químico profundo produzirá resultados dramáticos e duradouros que podem durar até 10 anos.

error: Conteúdo protegido