Procedimento: Suaviza as rugas da face usando o LASER que trata as camadas danificadas da pele.
Duração: 30 a 60 minutos ou mais.
Durabilidade do Resultado: Duradouro, mas não pode parar o processo de envelhecimento. Novas rugas e linhas de expressões podem se formar com o tempo.
Anestesia: Geral, às vezes local com sedação.
Internação: Alta hospitalar no mesmo dia.
Riscos e Complicações: Dor leve, inchaço, vermelhidão da pele que pode durar até 6 meses, infecção.
Recuperação: Volta ao trabalho uma semana.
LASER é o acrônimo inglês de “Light Amplification by Stimulated Emission Radiation”, ou em portugês “Luz Amplificada por Estimulada Emissão de Radiação”.
O tratamento da pele a LASER é também conhecido como “Peeling a Laser”, “Vaporização a Laser” e “Lasabrasão”. O aparelho de LASER produz uma luz amplificada cuja energia serve para
remover, por vaporização, a camada superficial da pele chamada de Epiderme.
As novas tecnologias de laser proporcionam ao cirurgião plástico um novo nível de controle do LASER na superfície, permitindo extrema precisão em áreas delicadas com a região periorbital (em volta dos olhos).
O LASER pode reduzir as finas rugas faciais, cicatrizes de acne e catapora e manchas faciais, pele danificada pelo sol e verrugas.
Se você estiver considerando o LASER Facial, isto lhe dará uma compreensão básica do procedimento, como é executado e qual resultado pode esperar.
Os Melhores Candidatos para LASER Facial
As melhores candidatas para LASER Facial são homens e mulheres de “pele clara”, saudáveis, não fumantes, psicologicamente estáveis, realistas em suas expectativas, que estão incomodados com “finas rugas” que, por vezes, não foi possível eliminar com o Lifting Facial. Pessoas com cicatrizes de acne ou catapora, manchas e verrugas também podem se beneficiar deste tratamento.
Contraindicações do LASER Facial
Os seguintes casos não são candidatos adequados para o Peeling a Laser:
– Pacientes de “pele escura”
– Pacientes que têm “acne ativa”
– Pacientes que têm “rugas profundas”
– Pacientes que têm “flacidez facial” pronunciada
Custo do Procedimento
O custo Procedimento inclui:
- Exames e avaliações pré-cirúrgicos.
- O custo da hospitalização se for o caso.
- A remuneração da Equipe Cirúrgica: Cirurgião, Anestesista, Auxiliares, Instrumentador(a) e Enfermeiro(a).
- Medicamentos e materiais de curativo pós-cirúrgicos.
A Consulta
Em sua consulta inicial, o cirurgião examina você e avalia cuidadosamente a pele da sua face ou as cicatrizes e manchas que precisa tratar. Fotos da face e das áreas afetadas são tiradas durante a consulta.
Durante a consulta, o cirurgião vai lhe explicar as etapas da cirurgia, o tipo de anestesia que vai ser usada, o lugar onde a cirurgia será executada e os custos envolvidos.
Não deixa de dizer para o seu cirurgião se você já teve Herpes labial, se está tomando alguns medicamentos, se fuma ou usa álcool ou drogas, e se tem alergia medicamentosa. O sucesso e a segurança do seu procedimento dependem muito da sua total franqueza durante a consulta.
Esteja franca(o) em discutindo suas expectativas com o seu cirurgião. Ele estará igualmente franco com você, descrevendo as alternativas que têm e os riscos e limitações de cada uma.
Riscos e Complicações do Procedimento
Quando o procedimento é praticado por um cirurgião plástico qualificado, as complicações são infrequentes e geralmente menores. Apesar de tudo, os indivíduos variam muito em suas anatomias, reações físicas, e capacidade de curar-se; o resultado nunca é completamente previsível.
A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Embora sejam esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível obter resultados ideais com um único procedimento cirúrgico e outra cirurgia pode ser necessária.
Os possíveis riscos do LASER Facial incluem:
– Riscos da anestesia
– Dor
– Edema (inchaço)
– Vermelhidão que pode durar até 6 meses, às vezes até 1 ano.
– Formação de pequenas saliências brancas na pele, chamada de Mília.
– Alteração da pigmentação da pele (manchas escuras ou claras).
– Infecção viral (Herpes labial) e bacteriana
Como se Preparar para o Procedimento
O seu cirurgião lhe dará instruções específicas sobre como se preparar para a cirurgia, inclusive diretrizes para comer, beber, deixar de fumar e tomar ou evitar certos medicamentos e vitaminas.
O cirurgião pode primeiro iniciar uma série de tratamentos de pele para prepará-la para o procedimento a LASER. Freqüentemente, esses tratamentos começam 6 semanas ou mais antes do procedimento programado. Esses tratamentos de pele são personalizados para o seu tipo específico de pele para minimizar as complicações e obter o melhor resultado do Peeling a Laser.
Se você fuma, começa a planejar para parar por pelo menos duas semanas antes do procedimento até pelo menos duas semanas depois dele. Evite uma exposição demasiada ao sol antes da cirurgia e não faça dieta rigorosa, pois ambas podem alterar a capacidade do seu corpo para cicatrizar. Se você for resfriada(o) ou desenvolver sinais de infecção de qualquer tipo, o procedimento
vai provavelmente ser adiado.
Ao se preparar para o Laser Facial, procure alguém que possa lhe levar para a casa depois do procedimento e a(o) ajude durante alguns dias se precisar.
Onde o Procedimento Será Realizado
O LASER Facial pode ser feito em um hospital ou uma clínica e pode levar de 30 a 60 min ou mais. Você terá alta no mesmo dia.
Tipo de Anestesia
Este procedimento é geralmente realizado sob anestesia geral, às vezes local com sedação leve. Você será adormecida(o) durante toda a operação.
Etapas do Procedimento
Dois tipos de LASER são comumente usados no Peeling a Laser: o Dióxido de Carbono (CO2) e o Érbio. Ambos agem vaporizando as células superficiais da pele danificadas.
Peeling a LASER CO2
O CO2 ou gaz carbônico é um gaz naturalmente encontrado na atmosfera. Durante anos, os médicos usaram LASER de CO2 para tratar várias doenças de pele. Uma geração mais recente de lasers de CO2 tem o poder de fornecer energia de luz pulsada muito curta (chamada ultrapulsada) ou feixes de luz contínuos. Este tipo de LASER remove com precisão finas camadas de pele com danos mínimos ao tecido circundante.
Peeling a LASER ÉRBIO
O Érbio é um metal branco prateado, maleável e dúctil, muito usado em fibras ópticas, telecomunicações e LASER. Seus óxidos têm coloração vermelha. O LASER Érbio é normalmente usado para remover linhas e rugas superficiais e moderadamente profundas no rosto, mas também pode ser usado no pescoço, peito ou mãos.
Depois do Procedimento
Após o procedimento, um curativo especializado é feito para proteger as áreas tratadas. Tratamentos tópicos podem ser necessários para melhor cicatrização.
Voltando ao Normal
A pele tratada com LASER pode reagir de diferentes maneiras. Na maioria das vezes, será como uma leve queimadura de sol. Você terá alguma vermelhidão e inchaço. Você também pode sentir coceira ou ardência por alguns dias após o procedimento.
Dependendo do tratamento, algumas pessoas podem ter o que parece ser uma queimadura solar grave. A pele ficará em carne viva, escorrendo e pode até formar bolhas. Um líquido amarelo pode escorrer das áreas tratadas e formar uma crosta. Não arranhe ou cutuque as crostas, pois isso pode causar cicatrizes.
Normalmente, após uma semana para LASER CO2 e até duas semanas para LASER Érbio, sua pele ficará seca e descascada.
Cuidados Necessários Durante a Recuperação
Siga estas etapas recomendadas durante a recuperação do LASER:
– Não fume. Os produtos do tabaco comprometem o processo de cicatrização.
– Eleve a cabeça com um travesseiro extra à noite.
– Use uma bolsa de água com gelo durante os primeiros dois dias para aliviar o inchaço e o desconforto. Mas atenção, NÃO APLIQUE GELO direto na face, pois, isso pode comprometer o fluxo sanguíneo e resultar na morte da pele.
– Limpe as áreas tratadas duas a cinco vezes ao dia com soro fisiológico ou solução diluída de vinagre, conforme orientação do cirurgião plástico.
– Aplique os medicamentos protetores de pele recomendados pelo seu cirurgião para ajudar a cicatrização.
– Após a cura, você precisará usar “diariamente e sem excessão” um protetor solar, principalmente aquele formulado para a pele sensível e rejuvenescida da face. Seu cirurgião plástico o ajudará a selecionar o tipo correto de protetor solar para melhor proteger as áreas tratadas.
– Se indicado pelo seu cirurgião plástico, use uma quantidade generosa de hidratante todos os dias em sua nova pele.
A pele da área tratada vai descascar. Em seguida, a pele nova e rejuvenescida ficará rosada, mas irá clarear gradualmente ao longo de dois a três meses. Pode levar até um ano para que o tom rosado desapareça. É muito importante proteger a pele durante este período de cicatrização. A vermelhidão tende a durar mais em loiras e ruivas.
Você pode retomar a aplicação de produtos de Retin-A e/ou ácido glicólico cerca de seis semanas após o LASER ou conforme orientação de seu médico.
Resultado
É possível que sua pele permaneça vermelha ou rosada por vários meses após o LASER. Você também pode ser extremamente sensível à luz solar por até um ano. Faça esforços para minimizar a exposição ao sol e use protetor solar generosamente, todos os dias.
Algumas pessoas que fazem LASER Facial podem notar uma diferença imediata na pele tratada. Isso continuará a melhorar por até um ano.
Embora os efeitos do LASER possam durar muitos anos, o processo normal de envelhecimento continua e isso significa que as rugas e linhas de expressão reaparecerão. Você pode repetir o procedimento LASER Facial conforme necessário.
As chances de você ficar feliz com o resultado são excelentes.