Testa e Sobrancelhas

Lifting Frontal

Procedimento: Diminui as rugas frontais esticando a testa e enfraquecendo o músculo frontal. Reposiciona as sobrancelhas e melhora a aparência dos olhos.
Duração: 2 a 3 horas
Anestesia: Geral ou local com sedação
Internação: 12 a 24 horas
Riscos e Complicações: Dor leve e temporária, inchaço, contusões, sangramento e hematomas, sensibilidade alterada temporária, cicatrização demorada ou inadequada principalmente nos fumantes, infecção (rara). Possível lesão do nervo motor da testa com aparência assimétrica.
Recuperação: Volta ao trabalho em 7 a 10 dias. Atividades mais estrênuas em 3 a 4 semanas. Deve-se vitar a exposição solar por vários meses.
Durabilidade do Resultado: 6 a 10 anos

Com a idade, a gravidade, a radiação solar, o etresse cotidiano e o uso repetitivo dos músculos de expressões faciais, aparecem rugas e sulcos na testa com flacidez e queda das sobrancelhas.

O Lifting Frontal reduz as rugas horizontais na testa e as rugas verticais e obliquas entre as sobrancelhas, levanta as sobrancelhas caidas encapuzando as pálpebras superiores e reposiciona-as numa posição mais alta e mais jovial.

No Lifting Frontal os músculos que causam as rugas são enfraquecidos e os tecidos que causam a queda das sobrancelhas são removidos ou alterados.

Seu cirurgião pode usar o método cirúrgico convencional, no qual a incisão fica escondida logo atrás da linha do cabelo; ou pode ser realizada com o uso de endoscópio (instrumento de visualização) que permite a realização do procedimento mento com incisões mínimas. Ambas as técnicas produzem resultados semelhantes resultando com pele da testa mais lisa e sobrancelhas levantadas.

Se você estiver considerando o lifting frontal, isto lhe dará uma compreensão básica do procedimento, como é executado, e qual resultado pode esperar.

Os Melhores Candidatos para Lifting Frontal

Os melhores candidatos para lifting frontal são homens e mulheres saudáveis, não fumantes, psicologicamente estáveis, realistas em suas expectativas, mas que estão incomodados com as rugas pronunciadas da testa e a frouxidão e queda das sobrancelhas.

Pacientes calvos, com retração da linha do cabelo ou que já passaram por uma cirurgia anterior na pálpebra superior ainda podem ser bons candidatos para o lifting frontal. Neste caso, o cirurgião alterará o local da incisão ou realizará uma operação mais conservadora.

Custo da Cirurgia

O custo da cirurgia inclui:

  • Exames e avaliações pré-cirúrgicos.
  • O custo da hospitalização e utilização do centro cirúrgico.
  • A remuneração da Equipe Cirúrgica: Cirurgião, Anestesista, Auxiliares, Instrumentador(a) e Enfermeiro(a).
  • Medicamentos e materiais de curativo pós-cirúrgicos.

A Consulta

Em sua consulta inicial, o cirurgião examina você e avalia cuidadosamente sua face, testa, pálpebras e sobrancelhas, bem como a linha de implantação do seu cabelo. Fotos da face e da testa são tiradas durante a consulta.

Durante a consulta, o cirurgião vai lhe explicar as etapas da cirurgia, o tipo de anestesia que vai ser usada, o lugar onde a cirurgia será executada, os riscos e os custos envolvidos.

Não deixa de dizer para o seu cirurgião se você está tomando alguns medicamentos especialmente Aspirina ou qualquer anticoagulante, Vitaminas, se você fuma ou usa álcool ou drogas, e se tem alergia medicamentosa. O sucesso e a segurança do seu procedimento dependem muito da sua total franqueza durante a consulta.

Esteja franca(o) em discutindo suas expectativas com o seu cirurgião. Ele estará igualmente franco com você, descrevendo as alternativas que têm e os riscos e limitações de cada uma.

Toda Cirurgia Possui um Grau de Incerteza e Risco

Quando a cirurgia é praticada por um cirurgião plástico qualificado, as complicações são infrequentes e geralmente menores. Apesar de tudo, os indivíduos variam muito em suas anatomias, reações físicas, e capacidade de curar-se; o resultado nunca é completamente previsível.

A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Embora sejam esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível obter resultados ideais com um único procedimento cirúrgico e outra cirurgia pode ser necessária.

Os possíveis riscos de Lifting Frontal incluem:

  • Riscos da anestesia
  • Sangramento e hematoma (acúmulo de sangue)
  • Seroma (acúmulo de liquido)
  • Dormência ou outras alterações na sensação da pele
  • Dor que pode persistir
  • Inchaço prolongado
  • Lesão do nervo que controla as sobrancelhas com fraqueza ou paralisia
  • Assimetria
  • Trombose venosa profunda com possíveis consequências cardiorrespiratórias
  • Infecção – Má cicatrização das feridas e cicatrizes desfavoráveis
  • Perda de cabelo temporária ou permanente nas incisões

Não deixe de perguntar ao seu cirurgião qualquer coisa sobre os riscos que você não entendeu.

Você será solicitada(o) a assinar formulários de “consentimento informado” para garantir que compreendeu totalmente os procedimentos aos quais será submetida(o) e quaisquer riscos ou possíveis complicações.

Como se Preparar para a Cirurgia

O seu cirurgião lhe dará instruções específicas sobre como se preparar para a cirurgia, inclusive diretrizes para comer, beber, deixar de fumar e tomar ou evitar certos medicamentos e vitaminas.

Se você fuma, começa a planejar para parar por pelo menos duas semanas antes da cirurgia até pelo menos duas semanas depois da cirurgia. Evite uma exposição demasiada ao sol antes da cirurgia e não faça dieta rigorosa, pois ambas podem alterar a capacidade do seu corpo para cicatrizar. Se você for resfriada(o) ou desenvolver sinais de infecção de qualquer tipo, a sua cirurgia vai provavelmente ser adiada.

Ao se preparar para a cirurgia, procure alguém que possa lhe levar para a casa depois da sua cirurgia e a(o) ajude durante alguns dias se precisar.

Onde Sua Cirurgia Será Realizada

A cirurgia de Lifting Frontal é geralmente feita em um hospital ou uma clínica, onde você será internada(o). A própria cirurgia normalmente leva de 2 a 3 horas, mas pode levar mais tempo em alguns casos. Você pode ter alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte.

Tipos de Anestesia

Depende de cada caso, a cirurgia de Lifting Frontal pode ser executada sob anestesia geral ou sob anestesia local com sedação. O(A) anestesista vai recomendar a melhor opção para você. Você será adormecida(o) durante toda a operação.

O Desenvolvimento da Cirurgia

Seu cirurgião vai ajudar você a decidir qual abordagem cirúrgica melhor atingirá seus objetivos cosméticos: o método “clássico” ou método “aberto”, ou o lifting endoscópico da testa.

O lifting clássico da testa

Depois da anestesia, seu cabelo será preso com elásticos, mas não será raspado, no entanto, o cabelo que cresce diretamente na frente da linha da incisão pode precisar ser aparado.

Para a maioria dos pacientes, será utilizada uma incisão coronal. Esta incisão segue um padrão semelhante ao de um fone de ouvido, começando na altura da orelha e passando pelo topo da testa e descendo pelo outro lado da cabeça. A incisão geralmente é feita bem atrás da linha do cabelo, para que a cicatriz não fique visível. (Figura 1)

Se a linha do cabelo for alta ou recuada, a incisão pode ser feita logo na linha de implantação do cabelo, para evitar aumentar ainda mais a altura da testa. Em pacientes calvos ou com perda de cabelo, é proposta uma incisão no meio do couro cabeludo que segue o padrão natural dos ossos do crânio. Ao usar o cabelo solto na testa, a maioria dessas cicatrizes torna-se relativamente imperceptível.

A pele da testa é então separada do osso subjacente e levantada com os músculos da testa que serão enfraquecidos ou liberados. As sobrancelhas também são elevadas no mesmo ato.

A pele é então tracionada e o exesso retirado. (Figura 2)

A linha de incisão é fechada com pontos ou clipes. Seu rosto e cabelo serão lavados e os elásticos removidos do cabelo e depois um curativo feito.

Em pacientes calvos com linhas de expressão significativas e sobrancelha caída, é feita uma incisão no meio da testa ou mesmo logo acima da sobrancelha com excisão do excesso de pele.

Lifting endoscópico da testa

Normalmente, um lifting endoscópico da testa requer as mesmas etapas de preparação do procedimento tradicional. No entanto, em vez de fazer uma incisão coronal longa, o cirurgião fará três, quatro ou cinco incisões curtas no couro cabeludo, cada uma com menos de 2,5 cm de comprimento.

Um endoscópio, que é uma câmera semelhante a um lápis conectada a um monitor de televisão, é inserido através de uma das incisões, permitindo ao cirurgião ter uma visão clara dos músculos e tecidos abaixo da pele. Usando outro instrumento inserido através de uma incisão diferente, a pele da testa é levantada e os músculos e tecidos subjacentes são removidos ou enfraquecidos para produzir uma aparência mais lisa. As sobrancelhas também podem ser levantadas e fixadas em sua posição mais elevada.

Quando o levantamento for concluído, as incisões no couro cabeludo serão fechadas com pontos ou clipes, a área será lavada e um curativo feito.

Depois da Cirurgia

O pós-operatório imediato varia significativamente entre um paciente que fez lifting frontal clássico e um paciente que teve o procedimento realizado por via endoscópica.
Pacientes com lifting de testa clássico podem sentir alguma dormência e desconforto temporário ao redor da incisão, que pode ser controlado com medicamentos prescritos.

Você será instruído a manter a cabeça elevada por dois a três dias após a cirurgia para reduzir o inchaço. O inchaço também pode afetar as bochechas e os olhos; no entanto, deve começar a desaparecer em cerca de uma semana.

À medida que os nervos cicatrizam, a dormência na parte superior do couro cabeludo pode ser substituída por coceira. Essas sensações podem levar até seis meses para desaparecer completamente.

A maioria dos pontos ou clipes serão removidos em duas semanas, às vezes em
dois estágios.

Parte do cabelo ao redor da incisão pode cair e ficar temporariamente um pouco mais fino. O crescimento normal geralmente será retomado dentro de algumas semanas ou meses. A perda permanente de cabelo é rara.

Pacientes com lifting frontal endoscópico podem sentir dormência, desconforto na incisão e leve inchaço. A dor no local da incisão geralmente é mínima, mas pode ser controlada com medicamentos, se necessário.

Pacientes com lifting endoscópico da testa geralmente apresentam menos sensação de coceira do que os pacientes que fizeram o lifting clássico da testa.

Os pontos ou grampos usados para fechar as incisões geralmente são removidos em uma a duas semana.

Voltando ao Normal

Você poderá tomar banho e lavar o cabelo dentro de dois dias ou assim que o curativo for removido.

A maioria dos pacientes volta ao trabalho em uma semana a 10 dias. Pacientes endoscópicos podem se sentir prontos para retornar ainda mais cedo. A maioria dos sinais visíveis da cirurgia deve desaparecer completamente em cerca de três semanas. Pequenos inchaços e hematomas podem ser disfarçados com maquiagem especial de camuflagem.

Resultado

As chances de você ficar feliz com seu lifting frontal são excelentes, especialmente se você entende que o resultado não será imediatamente aparente depois da cirurgia.

O lifting frontal não faz o tempo parar. Sua testa e face continuarão a envelhecer com o tempo, e você gostaria de repetir o procedimento uma vez ou mais, talvez seis ou dez anos mais tarde. Portanto, o efeito de um só lifting é duradouro; anos depois, você continuará a aparecer melhor de que se você nunca tivesse feito o lifting.

error: Conteúdo protegido