Pálpebras

Blefaroplastia

Procedimento: Corrige a aparência envelhecida dos olhos retirando o excesso de pele e as bolsas de gordura nas pálpebras.
Duração: 1 a 2 horas
Anestesia: Geralmente local com sedação.
Internação: 12 a 24 horas
Riscos e Complicações: Inchaço, hematomas. Infecção (rara). Lacrimejamento e sensibilidade à luz nas primeiras semanas. Ressecamento e sensação de queimação temprários.
Recuperação: Volta ao trabalho: 1 semana. Uso de lentes de contato: 3 semanas. Esporte ou atividade mais estrênua: 3 a 4 semanas. Deve-se evitar a exposição solar por vários meses.
Durabilidade do Resultado: Permanente

A cirurgia das pálpebras, tecnicamente chamada Blefaroplastia, é um procedimento para retirar as bolsas de gordura periorbital junto com o excesso de pele palpebral. A Blefaroplastia corrige a queda das pálpebras superiores e o aspecto inchado das pálpebras inferiores, elementos que deixam você parecer mais velha(o) ou mais cansada(o) do que você se sente e que podem também interferir com a sua vista. (Figura 1)

Contudo, este não removerá os “pé de galinha” ou outras rugas, nem
eliminará o aspecto escuro abaixo
dos olhos, ou a queda das sobran
celhas.

Se você estiver considerando a
Blefaroplastia, isto lhe dará uma
compreensão básica do procedimen
to, como é executado, e qual
resultado pode esperar.

Os Melhores Candidatos para Blefaroplastia

Os melhores candidatos para a Blefaroplastia são homens e mulheres saudáveis, não fumantes, psicologicamente estáveis e realistas em suas expectativas, mas incomodados com o excesso de pele e a presença das bolsas palpebrais.

A maioria dos pacientes tem mais de 35 anos, mas a cirurgia pode ser feita nos mais jovens se tivesse uma história familial neste sentido.

Custo da Cirurgia

O custo da cirurgia inclui:

  • Exames e avaliações pré-cirúrgicos.
  • O custo da hospitalização e utilização do centro cirúrgico.
  • A remuneração da Equipe Cirúrgica: Cirurgião, Anestesista, Auxiliares,
  • Instrumentador(a) e Enfermeiro(a).
  • Medicamentos e materiais de curativo pós-cirúrgicos.

A Consulta

Em sua consulta inicial, o cirurgião examina você e avalia cuidadosamente suas pálpebras e região periorbital. Fotos das pálpebras e da face são tiradas durante
a consulta.

Durante a consulta, o cirurgião vai lhe explicar as etapas da cirurgia, o tipo de anestesia que vai ser usada, o lugar onde a cirurgia será executada e os custos envolvidos.

Não deixa de dizer para o seu cirurgião se você está tomando alguns medicamentos especialmente Aspirina ou qualquer anticoagulante, Vitaminas, se você fuma ou usa álcool ou drogas, e se tem alergia medicamentosa. O sucesso e a segurança do seu procedimento dependem muito da sua total franqueza durante a consulta.

Esteja franca(o) em discutindo suas expectativas com o seu cirurgião. Ele estará
igualmente franco com você, descrevendo as alternativas que têm e os riscos e
limitações de cada uma.

Toda Cirurgia Possui um Grau de Incerteza e Risco

Quando a cirurgia é praticada por um cirurgião plástico qualificado, as complicações são infrequentes e geralmente menores. Apesar de tudo, os indivíduos variam muito em suas anatomias, reações físicas, e capacidade de curar-se; o resultado nunca é completamente previsível.

A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Embora sejam esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível obter resultados ideais com um único procedimento cirúrgico e outra cirurgia pode ser necessária.

Os possíveis riscos de Blefaroplastia incluem:

  • Riscos da anestesia
  • Sangramento e hematoma
  • Dificuldade em abrir e fechar os olhos nos primeiros dias
  • Dormência ou outras alterações na sensação da pele
  • Dor que pode persistir
  • Inchaço prolongado
  • Lacrimejamento ou ressecamento
  • Ectrópio (pápebra inferior enrolada para fora)
  • Infecção
  • Má cicatrização de feridas
  • Possibilidade de revisão cirúrgica

Não deixe de perguntar ao seu cirurgião qualquer coisa sobre os riscos que você não entendeu.

Você será solicitada(o) a assinar formulários de “consentimento informado” paravgarantir que compreendeu totalmente os procedimentos aos quais será submetida(o) e quaisquer riscos ou possíveis complicações.

Como se Preparar para a Cirurgia

O seu cirurgião lhe dará instruções específicas sobre como se preparar para a cirurgia, inclusive diretrizes para comer, beber, deixar de fumar e tomar ou evitar certos medicamentos e vitaminas.

Se você fuma, começa a planejar para parar por pelo menos duas semanas antes da cirurgia até pelo menos um mês depois da cirurgia. Evite uma exposição demasiada ao sol antes da cirurgia e não faça dieta rigorosa, pois ambas podem alterar a capacidade do seu corpo para cicatrizar. Se você for resfriada(o) ou desenvolver sinais de infecção de qualquer tipo, a sua cirurgia vai provavelmente ser adiada.

Ao se preparar para a cirurgia, procure alguém que possa lhe levar para a casa depois da sua cirurgia e a(o) ajude durante alguns dias se precisar.

Onde Sua Cirurgia Será Realizada

A cirurgia das pálpebras é geralmente feita em um hospital ou uma clínica, onde você será internada(o). Em alguns casos específicos, a cirurgia pode ser feita no consultório.

A própria cirurgia normalmente leva de 1 a 2 horas, mas pode levar mais tempo em alguns casos. Você pode ter alta hospitalar no mesmo dia ou permanecer até o dia seguinte se for necessário.

Tipos de Anestesia

A Blefaroplastia pode ser executada sob anestesia geral ou sob anestesia local com sedação. O(A) anestesista vai recomendar a melhor opção para você. Você será adormecida(o) durante toda a operação.

O Desenvolvimento da Cirurgia

A Blefaroplastia normalmente leva de uma a duas horas.

Se você precisa fazer todas as quatro pálpebras, o cirurgião começará a operar as pálpebras superiores em primeiro depois as inferiores.

O cirurgião faz incisões nas linhas naturais de suas pálpebras: nos sulcos da pálpebra superior e em baixo dos cílios da pálpebra inferior. As incisões podem se estender entre os dois cantos interno e externo do olho. (Figura 2)

O cirurgião opera através destas incisões removendo o excesso de gordura, músculo e pele. (Figura 3) As incisões serão depois fechadas com suturas finas.

Se você tem uma bolsa na pálpebra inferior sem ter um excesso de pele, o cirurgião faria uma Blefaroplastia transconjuntival. Neste procedimento a incisão é feita por dentro da pálpebra inferior evitando uma cicatriz do lado externo. (Figura 4)

Este tipo de cirurgia é feito geralmente nos pacientes mais jovens com pele mais espessa e mais elástica.

Depois da Cirurgia

Depois da cirurgia você poderia sentir certo desconforto que pode ser controlado com a medicação prescrita por seu cirurgião. Se você sente uma dor severa, chama o cirurgião imediatamente.

O cirurgião pedirá para você manter a cabeça elevada durante alguns dias e usar compressas geladas para diminuir o inchaço e a contusão. A extensão da contusão varia de uma pessoa a outra; chega ao máximo na primeira semana e vai desaparecendo na segunda.

Nas primeiras semanas depois da
cirurgia, você lacrimejamento poderia sentir: excessivo, sensibilidade à luz e visão dupla ou manchada. Isto voltará ao normal. O cirurgião acompanha seu progresso durante as duas primeiras semanas. Os pontos serão retirados na primeira semana depois da cirurgia. (Figura 5)

Voltando ao Normal

Você será capaz de ler e assistir televisão dois ou três dias depois da cirurgia. Contudo, não será capaz de usar lentes de contato por duas semanas aproximadamente, e mesmo depois, você sentiria algum desconforto por um tempo.

A maioria dos pacientes sente-se pronta para sair em publico e voltar ao trabalho em uma semana a 10 dias. Neste caso, depende da sua cicatrização e das instruções do seu médico, você estaria capaz de usar maquiagem para esconder a contusão que ainda está sobrando. Você poderia estar sensível à luz do sol, ao vento e aos outros irritantes por várias semanas, então, você deveria usar óculos escuros e um filtro solar especial para as pálpebras quando sair.

O cirurgião pedirá para você reduzir as suas atividades físicas ao mínimo durante a primeira semana e evitar atividades estrênuas por três semanas. É especialmente importante evitar atividade que eleva a pressão sanguínea inclusive carregar peso, se inclinar ou uma malhação rigorosa.

Resultado

As cicatrizes poderiam ficar ligeiramente rosas por seis meses ou mais depois da cirurgia. Eventualmente, elas evoluíram até uma fina linha branca quase invisível.

De outro lado, o resultado positivo desta cirurgia é que você terá uma aparência mais viva e mais jovem que dura por anos. (Figura 6)

error: Conteúdo protegido