Procedimento: Corrige as orelhas de abano ou reduz o tamanho de orelhas grandes.
Duração: 1 a 2 horas
Anestesia: Anestesia geral em crianças. Geral ou local com sedação em adolescentes e adultos.
Internação: 12 a 24 horas
Riscos e Complicações: Latejamento ou dor leve e temporária, formigamento, inchaço, sangramento e hematoma. Infecção da cartilagem. Cicatriz hipertrófica ou queloide.
Recuperação: Volta à escola ou trabalho: 1 semana. Esporte ou atividade mais estrênua: 3 a 4 semanas. Deve-se evitar a exposição solar por vários meses.
Durabilidade do Resultado: Permanente com os devidos cuidados.
A cirurgia de orelhas, ou Otoplastia, é realizada para melhorar a posição e a proporção das orelhas, reposicionar às orelhas proeminentes (em abano) ou reduzir o tamanho das orelhas grandes (Figura 1).
Um defeito na estrutura da orelha que está presente ao nascimento ou que se torna aparente com o desenvolvimento pode ser corrigido com a Otoplastia. Este procedimento
também pode tratar orelhas deformadas causadas por lesões.
Na maioria dos casos, a cirurgia é realizada nas crianças entre 5 e 14 anos de idade.
As orelhas estão quase completamente desenvolvidas aos 4 anos de idade, e quanto mais cedo for realizada a cirurgia, menor será o incômodo da criança, pois não terá que ouvir e suportar os comentários dos seus colegas. A Otoplastia nos adultos é também possível e é realizada sem riscos adicionais.
Se você estiver considerando a Otoplastia, isto lhe dará uma compreensão básica do procedimento, como é executado, e qual resultado pode esperar. Este pode não responder a todas suas perguntas, desde que muitas dependem de suas circunstâncias individuais. Por favor, esteja seguro(a) em perguntar para seu cirurgião se há qualquer coisa sobre o procedimento que você não entendeu.
Os Melhores Candidatos para Otoplastia
Em modo geral, bons candidatos para Otoplastia são:
– Crianças acima de 5 anos de idade cuja cartilagem auricular está estável o bastante para a correção, saudáveis, cooperativas e aptas a falar sobre os seus sentimentos e que querem fazer a cirurgia sem a influência dos pais.
Os outros candidatos são:
– Adolescentes e adultos, saudáveis, não fumantes, e que têm expectativas realistas, mas incomodados com o formato de suas orelhas.
Custo da Cirurgia
O custo da cirurgia inclui: ]
- Exames e avaliações pré-cirúrgicos
- O custo da hospitalização e utilização do centro cirúrgico.
- A remuneração da Equipe Cirúrgica: Cirurgião, Anestesista, Auxiliares, Instrumentador(a) e Enfermeiro(a).
- Medicamentos e materiais de curativo pós-cirúrgicos.
A Consulta
Em sua consulta inicial, o cirurgião examina você e avalia cuidadosamente suas orelhas. Fotos das orelhas são tiradas durante a consulta.
Durante a consulta, o cirurgião vai lhe explicar as etapas da cirurgia, o tipo de anestesia que vai ser usada, o lugar onde a cirurgia será executada e os custos envolvidos.
Não deixa de dizer para o seu cirurgião se você está tomando alguns medicamentos especialmente Aspirina ou qualquer anticoagulante, Vitaminas, se você fuma ou usa álcool ou drogas, e se tem alergia medicamentosa. O sucesso e a segurança do seu procedimento dependem muito da sua total franqueza durante a consulta.
Esteja franca(o) em discutindo suas expectativas com o seu cirurgião. Ele estará igualmente franco com você, descrevendo as alternativas que têm e os riscos e
limitações de cada uma.
Toda Cirurgia Possui um Grau de Incerteza e Risco
Quando a cirurgia é praticada por um cirurgião plástico qualificado, as complicações são infrequentes e geralmente menores. Apesar de tudo, os indivíduos variam muito em suas anatomias, reações físicas, e capacidade de curar-se; o resultado nunca é completamente previsível.
A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Embora sejam esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível obter resultados ideais com um único procedimento cirúrgico e outra cirurgia pode ser necessária.
Os possíveis riscos de Otoplastia incluem:
- Riscos da anestesia
- Sangramento e hematoma
- Infecção
- Dormência ou outras alterações na sensação da pele
- Dor que pode persistir
- Inchaço prolongado
- Má cicatrização de feridas inclusive formação de queloide
- Assimetria e aparênia insatisfatória
- Possibilidade de revisão cirúrgica
Não deixe de perguntar ao seu cirurgião qualquer coisa sobre os riscos que você não entendeu.
Você será solicitada(o) a assinar formulários de “consentimento informado” para garantir que compreendeu totalmente os procedimentos aos quais será submetida(o) e quaisquer riscos ou possíveis complicações.
Como se Preparar para a Cirurgia
O seu cirurgião lhe dará instruções específicas sobre como se preparar para a cirurgia, inclusive diretrizes para comer, beber, deixar de fumar e tomar ou evitar certos medicamentos e vitaminas.
Se você fuma, começa a planejar para parar por pelo menos duas semanas antes da cirurgia até pelo menos um mês depois da cirurgia. Evite uma exposição demasiada ao sol antes da cirurgia e não faça dieta rigorosa, pois ambas podem alterar a capacidade do seu corpo para cicatrizar. Se você for resfriado(a) ou desenvolver sinais de infecção de qualquer tipo, a sua cirurgia vai provavelmente ser adiada.
Ao se preparar para a cirurgia, procure alguém que possa lhe levar para a casa
depois da sua cirurgia e o(a) ajude durante alguns dias se precisar.
Onde Sua Cirurgia Será Realizada
A cirurgia de orelha é geralmente feita em um hospital ou uma clínica, onde você será internado(a). Em alguns casos específicos em adultos, a cirurgia pode ser feita no consultório.
A própria cirurgia normalmente leva de 1 a 2 horas, mas pode levar mais tempo em alguns casos. Você pode ter alta hospitalar no mesmo dia ou permanecer até o dia seguinte se for necessário.
Tipos de Anestesia
Para as crianças, o cirurgião recomendaria uma anestesia geral, assim a criança fica dormindo durante toda a cirurgia.
Para os adolescentes e os adultos, a cirurgia pode ser executada sob anestesia geral ou sob anestesia local com sedação. O(A) anestesista vai recomendar a melhor opção para você. Você (ou seu dependente menor) será adormecido(a) durante toda a operação.
Etapas da Cirurgia
A técnica usada na Otoplastia depende do problema. Em uma das técnicas mais comum, o cirurgião faz uma pequena incisão atrás da orelha e expõe a cartilagem auricular. A cartilagem é incisada criando uma ilha no meio; as bordas laterais são aproximadas e suturadas deixando a ilha por baixo, criando assim a forma natural da orelha. Às vezes um pedaço da cartilagem será excisado.
Outra técnica consiste a não incisar a cartilagem, mas em dobrá-la, suturando-a
com pontos não absorvíveis. Uma abrasão mecânica pode ser feita para enfraquecer a cartilagem a ser dobrada. (Figura 2)
Criando a dobra da cartilagem, a orelha fica mais perto da cabeça e parece
menor e mais natural. (Figura 3)
Mesmo quando uma orelha só é proeminente, a cirurgia é realizada nas duas orelhas para uma melhor simetria.
Na maioria dos casos, a Otoplastia deixa uma cicatriz muito suave atrás da orelha que desaparecerá com o tempo.
Depois da Cirurgia
Dependendo da extensão da cirurgia, você ou seu(sua) filho(a) teria alta no mesmo dia ou ficaria internado(a) por um dia. Algumas horas depois da cirurgia você ou ele(a) estará de pé e se sentirá bem.
A cabeça será enfaixada com uma bandagem volumosa imediatamente depois da cirurgia para promover a melhor moldura, evitar hematomas e minimizar o edema. As orelhas podem latejar ou doer um pouco nos primeiros dias, mas isto pode ser controlado com a medicação.
Voltando ao Normal
Nos primeiros dias, suas orelhas parecerão provavelmente inchadas e você talvez sentirá alguma dor e/ou desconforto que serão controlados com a medicação adequada.
O cirurgião dará para você instruções sobre como se lavar e trocar os curativos. Dentro de alguns dias, a bandagem volumosa será trocada por uma mais leve ou por uma malha especial para a cabeça. É importante não tirar esta malha, sobretudo à noite, e seguir bem as instruções do seu cirurgião. Geralmente, os pontos superficiais serão retirados uma semana depois da cirurgia.
Toda atividade onde a orelha pode ser dobrada deve ser evitada por um mês. A maioria dos adultos volta ao trabalho uma semana depois da cirurgia, assim como as crianças e adolescentes voltam para a escola uma semana depois da cirurgia se são cuidadosos durante o recreio. (Você deveria conversar com os responsáveis na escola do seu(sua) filho(a) sobre o assunto para ficar de olho nele durante algumas semanas).
Resultado
A maioria dos pacientes, crianças, jovens e adultos, ficam encantados com o resultado da Otoplastia. Mas lembre-se que o objetivo é a melhora, não a perfeição. Não espere que ambas orelhas pareçam perfeitamente iguais – uma simetria perfeita em ambas orelhas é improvável e não natural.
Se você tinha conversado o procedimento e as suas expectativas com seu cirurgião antes da operação, as chances de você ficar feliz com o resultado são grandes.