Procedimento: Diminuir o volume das Bochechas.
Duração: 1 hora
Anestesia: Local com sedação.
Internação: Não precisa de internação.
Riscos e Complicações: Dor leve e temporária, inchaço, contusões, sangramento e hematomas, sensibilidade alterada temporária, assimetria, cicatrização demorada ou inadequada principalmente nos fumantes, infecção.
Recuperação: Volta ao trabalho em 3 a 5 dias. Atividades mais estrênuas em 2 a 3 semanas. As contusões desaparecerão em 2 a 3 semanas. Deve-se evitar a exposição solar por vários meses.
Durabilidade do Resultado: Permanente
A Cirurgia de refinamento das bochechas é chamada de Bichectomia em homenagem ao Dr Bichat que descreveu a gordura bucal e por isso é chamada de gordura de Bichat.
O objetivo da Bichectomia é a remoção da gordura bucal e afinar as bochechas. Embora um rosto naturalmente macio e preenchido seja considerado jovem, algumas pessoas acham que seu rosto parece muito cheio, até mesmo rechonchudo.
A cirurgia de extração da gordura bucal normalmente não é realizada em pessoas com rostos finos e estreitos, pois a remoção da gordura pode fazer com que o rosto pareça mais magro com a idade.
Se você estiver considerando a Bichectomia, isto lhe dará uma compreensão básica do procedimento, como é executado, e qual resultado pode esperar. Este pode não responder a todas suas perguntas, desde que muitas dependem de suas circunstâncias individuais. Por favor, esteja seguro(a) em perguntar para seu cirurgião se há qualquer coisa sobre o procedimento que você não entendeu.
Os Melhores Candidatos para Bichectomia
Os melhores candidatos para a Bichectomia são mulheres e também homens saudáveis, não fumantes, psicologicamente estáveis, realistas em suas expectativas, incomodados com a aparência rechonchudas de suas bochechas.
Custo da Cirurgia
O custo da cirurgia inclui:
- Exames e avaliações pré-cirúrgicos.
- O custo da hospitalização e utilização do centro cirúrgico.
- A remuneração da Equipe Cirúrgica: Cirurgião, Anestesista, Auxiliares, Instrumentador(a) e Enfermeiro(a).
- Medicamentos e materiais de curativo pós-cirúrgicos.
A Consulta
Em sua consulta inicial, o cirurgião examina você e avalia cuidadosamente sua face, a quantidade de gordura, a estrutura óssea do seu rosto e a tonicidade da
sua pele. Fotos da região a ser operada são tiradas durante a consulta.
Durante a consulta, o cirurgião vai lhe explicar as etapas da cirurgia, o tipo de
anestesia que vai ser usada, o lugar onde a cirurgia será executada, os riscos e
os custos envolvidos.
Não deixa de dizer para o seu cirurgião se você está tomando alguns medicamentos especialmente Aspirina ou qualquer anticoagulante, Vitaminas, se você fuma ou usa álcool ou drogas, e se tem alergia medicamentosa. O sucesso e a segurança do seu procedimento dependem muito da sua total franqueza durante a consulta.
Esteja franca(o) em discutindo suas expectativas com o seu cirurgião. Ele estará igualmente franco com você, descrevendo as alternativas que têm e os riscos e limitações de cada uma.
Toda Cirurgia Possui um Grau de Incerteza e Risco
Quando a cirurgia é praticada por um cirurgião plástico qualificado, as complicações são infrequentes e geralmente menores. Os indivíduos variam muito em suas anatomias, reações físicas, e capacidade de curar-se, portanto, o resultado nunca é completamente previsível.
A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Embora sejam esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível obter resultados ideais com um único procedimento cirúrgico e outra cirurgia pode ser necessária.
Os possíveis riscos de Bichectomia incluem:
- Riscos da anestesia
- Sangramento e hematoma (acúmulo de sangue)
- Seroma (acúmulo de líquido)
- Dormência ou outras alterações na sensação da pele – Dor que pode persistir
- Inchaço prolongado e/ou descoloração da pele
- Infecção
- Fraqueza de alguns músculos da face por lesão de nervos
- Má cicatrização das incisões
- Possibilidade de cirurgia revisional
- Resultado estético abaixo do ideal
Não deixe de perguntar ao seu cirurgião qualquer coisa sobre os riscos que você não entendeu.
Você será solicitada(o) a assinar formulários de “consentimento informado” para garantir que compreendeu totalmente os procedimentos aos quais serásubmetida(o) e quaisquer riscos ou possíveis complicações.
Como se Preparar para a Cirurgia
O seu cirurgião lhe dará instruções específicas sobre como se preparar para a cirurgia, inclusive diretrizes para comer, beber, deixar de fumar e tomar ou evitar certos medicamentos e vitaminas.
Se você fuma, começa a planejar para parar por pelo menos duas semanas antes da cirurgia até pelo menos duas semanas depois da cirurgia. Evite uma exposição demasiada ao sol antes da cirurgia e não faça dieta rigorosa, pois ambas podem alterar a capacidade do seu corpo para cicatrizar. Se você for resfriada(o) ou desenvolver sinais de infecção de qualquer tipo, a sua cirurgia vai provavelmente ser adiada.
Ao se preparar para a cirurgia, procure alguém que possa lhe levar para a casa depois da sua cirurgia e a(o) ajude durante alguns dias se precisar.
Onde Sua Cirurgia Será Realizada
A cirurgia de Bichectomia é geralmente feita em um hospital ou uma clínica, onde você será internada(o). Em alguns casos, a cirurgia pode ser feita no consultório. A própria cirurgia normalmente leva cerca de uma hora, mas pode levar mais tempo em alguns casos. Você pode ter alta no mesmo dia.
Tipos de Anestesia
Depende de cada caso, a cirurgia de Bichectomia pode ser executada sob anestesia local com sedação, às vezes sob anestesia geral. O(A) anestesista vai recomendar a melhor opção para você. Você será adormecida(o) durante toda a operação.
Etapas da Cirurgia
Depois da anestesia, uma incisão de 1 cm é feita dentro da boca em cada lado da bochecha. Um leve descolamento é feito para expor as gorduras de Bichat que serão excisadas e cauterizadas. As suturas são feitas com fios absorvíveis.
Depois da Cirurgia
Após a cirurgia de remoção de gordura bucal, você pode ser instruída(o) a manter uma dieta líquida por vários dias ou mais. Seu cirurgião pode instruí la(o) sobre enxaguantes bucais especiais para reduzir o risco de infecção.
Você receberá instruções específicas que podem incluir:
– Como cuidar dos sitios cirúrgicos após a cirurgia.
– Medicamentos para aplicar ou tomar por via oral para ajudar na cura e reduzir o risco de infecção.
– Quando fazer acompanhamento com seu cirurgião plástico.
Não tem, habitualmente, desconforto depois da cirurgia; se houver isto pode ser controlado com a medicação de dor prescrita pelo cirurgião. No entanto, uma dor forte ou persistente ou um inchaço súbito da face deve ser relatado imediatamente ao cirurgião. Uma dormência da pele é normal; isto desaparecerá em algumas semanas.
Voltando ao Normal
O processo de cura continuará por várias semanas à medida que o inchaço diminui. Você recuperará sua atividade normal gradualmente à medida que a cura progride. Continue seguindo as instruções do seu cirurgião plástico e compareça às consultas de acompanhamento conforme programado.
Resultado
As chances de você ficar feliz com a sua cirurgia são excelentes, especialmente se você entende que o resultado não será imediatamente aparente depois da cirurgia por causa do inchaço que desaparecerá gradativamente em 2 a 3 meses ou até mais.